in

Com Bonner e Fátima, escalada do JN no dia 11 de setembro de 2001 foi histórica

Reprodução Globo

O dia 11 de setembro de 2001 entrou para a história. Naquela data, dois aviões se chocaram contra as torres gêmeas do World Trade Center e deixaram milhares de mortos. A imagem do segundo avião guiado por terroristas se chocando contra uma das torres, enquanto a outra já estava em chamas, foi exibida ao vivo para todo o mundo.

Publicidade

Naquele dia, o Jornal Nacional teve uma edição histórica. Naquele dia, comandado por William Bonner e Fátima Bernardes, o JN bateu seu recorde de audiência no ano de 2001. De acordo com o site Memória Globo, de cada 100 televisores ligados, 74 estavam sintonizados na Rede Globo. Share (quantidade de aparelhos ligados em um canal do total de aparelhos ligados) de 75% é uma raridade na TV brasileira.

Ao Memória Globo, Bonner falou sobre a produção do Jornal Nacional no 11 de setembro de 2001. “Todo o mundo se envolveu, aqui e no exterior, e o resultado foi uma riqueza de informações brutal. Essa equipe pequena conseguiu se mexer para fazer história. Eu acho que nada se compara àquilo”, afirmou o apresentador, que continua à frente do Jornal Nacional até os dias de hoje, agora acompanhado por Renata Vasconcellos.

Publicidade

JN destacou atentado na escalada

No dia dos ataques terroristas aos Estados Unidos, a escalada do Jornal Nacional falou apenas desse assunto. Com o então casal Fátima e Bonner, foram mais de um minuto de manchetes no começo do telejornal exibido pela Globo. “11 de setembro de 2001”, disse Fátima. “Uma terça-feira que vai marcar a história da humanidade”, continuou Bonner.

Publicidade

A tragédia marcou o mundo. Só no WTC foram registradas 2.823 mortes, entre as vítimas estavam bombeiros e policiais que trabalhavam antes de os prédios desabarem. Houve vítimas também no Pentágono, onde um avião foi derrubado, e na Pensilvânia. No total, 3.056 pessoas perderam suas vidas em decorrência do ataque terrorista.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!