in

Datena conversa com presidente da Anvisa sobre suspensão dos testes da vacina de Oxford

Reprodução: Band

No Brasil Urgente desta quarta-feira (9), o apresentador José Luiz Datena mostrou trecho da entrevista que fez com o presidente da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, em seu programa na Rádio Bandeirantes (a partir de 2:03:00 do vídeo abaixo). “Eu falei com o presidente Anvisa, que disse que não é o fim do mundo o que aconteceu com a vacina de Oxford”, afirmou Datena.

Publicidade

Em seguida, entrou no ar trecho da entrevista. O presidente da Anvisa afirmou que a suspensão dos testes da vacina não deve ser tratado como banho de água fria. Segundo ele, o lado bom da paralisação é a preocupação com a segurança da vacina. “É um estudo feito no mundo inteiro, são dezenas de milhares de voluntários. E Quando um voluntário apresenta um quadro clínico que não era esperado, que pode ser um efeito adverso, esse estudo é parado no mundo todo”, disse.

Barra Torres fez questão de frisar que os testes não foram cancelados, mas apenas suspensos para se analisar o que houve com o voluntário que apresentou quadro adverso. O presidente da Anvisa afirmou também que nenhuma medida está descartada. “Temos que avançar, mas garantir a segurança dos nossos voluntários”, explicou.

Publicidade

Corrida pela vacina contra a Covid-19

Com mais de 900 mil mortes por Covid-19 em todo o mundo – mais de 127 mil apenas no Brasil – a corrida pela vacina está grande. Além da vacina de Oxford, do laboratório AstraZeneca, há outras em fases de testes, como a vacina russa, Sputnik V, e a coronavac, parceria de um laboratório chinês com o Instituto Butantan de São Paulo.

Publicidade

“É importante lembrar que a ciência não pode se flexionar a nenhum outro argumento”, disse Barra Torres. Ele explicou que no Brasil não houve nenhum caso adverso e frisou que se houver novos problemas o pé no freio pode ser ainda maior do que neste momento.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!