in

Maju Coutinho, Renata Vasconcellos e Ana Paula mostram a força feminina no jornalismo da Globo

Reprodução Globo

Diariamente, a Rede Globo exibe cinco telejornais em rede nacional. Em quatro deles, as mulheres estão presentes, sendo que em três apresentam sozinhas. Aliando competência e carisma, a força feminina no jornalismo da maior emissora do país é clara e evidente.

Publicidade

Maju Coutinho é uma das principais jornalistas do país na atualidade. Ela apresenta o Jornal Hoje, espaço herdado em agosto do ano passado, quando substituiu Sandra Annenberg. Nos anos 2000, Sandra apresentou o JH ao lado de Evaristo Costa, até 2016, e depois ao lado de Dony De Nuccio.

Mais cedo, Ana Paula Araújo dividia a bancada do Bom Dia Brasil com Chico Pinheiro. O jornalista foi afastado por ser do grupo de risco para a Covid-19. Há expectativa de que ele não volte ao comando do telejornal matutino. Rodrigo Bocardi, do Bom Dia São Paulo, seria cotado como substituto.

Publicidade

À noite, Renata Vasconcellos brilha ao lado de William Bonner no Jornal Nacional. Até a década de 1990, o Jornal Nacional era apresentado por Cid Moreira e Sérgio Chapelin. Hoje, pensar no JN sem uma mulher na bancada não faz sentido. Antes de Renata, Patrícia Poeta e Fátima Bernardes apresentaram o telejornal mais assistido da TV brasileira.

Publicidade

No fim da noite – ou às vezes madrugada – Renata Lo Prete comanda o Jornal da Globo. Antes dela, o JG era apresentado por William Waack. O único telejornal nacional da Globo que não conta com uma mulher é o Hora 1, exibido na madrugada e apresentado por Roberto Kovalick.

Publicidade

Fantástico e Globo Repórter também contam com mulheres

Nas noites de sexta-feira, Glória Maria e Sandra Annenberg comandam o Globo Repórter. Sérgio Chapelin, ex-apresentador do jornalístico, aposentou no ano passado. Aos domingos, o Globo Rural, com notícias do campo, é apresentado por Helen Martins – com Nelson Araújo. Poliana Abritta comanda o Fantástico ao lado de Tadeu Schmidt.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!