in

Cabeleireiro de famosas pede desculpas depois de ter sido acusado de racismo

Reprodução /pipeify.com

Wilson Eliodorio, famoso pelos seus trabalhos e beauty artist das atrizes Taís Araújo, Cris Vianna, Lellê, Cacau Protásio, e outras celebridades, fez a publicação de um vídeo, nesta quarta-feira (26) pela manhã, em seu Instagram a fim de se desculpar, depois de ter se pronunciado e ter sido considerado com um teor racista ao participar de um evento. No momento, ele fazia menção ao cabelo de outra modelo que estava presente no local.

Publicidade

Wilson começou falando que ele cometia erros e o fato de ser negro não o isentava do erro, porque do mesmo jeito que outras pessoas, ele também tinha nascido no mesmo país racista que todos. Continuou dizendo que também sofria de preconceito e racismo e que não tinha aprendido que não se repetia isso com o irmão e que mesmo sendo negro, continuava repetindo as besteiras que ouvia todos os dias. Desta forma, tornava perpétuas todas as piadas horríveis que são propagadas sobre o machismo, o ódio, a misoginia e o racismo.

O famoso falou também que era especialista em cachos e continuou dizendo que trabalhava com o cacho, que entendia o cacho crespo e que se sentia muito orgulhoso em inspirar mulheres em assumir seus cabelos na forma naturalmente crespo. Disse ainda, que tinha muita culpa e se sentia muito envergonhado pelo que falou, especialmente pela dor causada. Porém, ele repetiu dizendo que o fato de ser negro não o fazia imune da construção racista que se faz nesse país. Complementou que ele estava em processo de reeducação, bem como todos. E pediu muitas desculpas à Mari e à Ruth.

Publicidade

Publicidade

Em um vídeo que acabou viralizando na internet, o famoso aparece manuseando o cabelo da modelo Mariana Vassequi. Ao fazer referência aos fios dela, Wilson falou que aquele era o filhote do patrão, que o patrão havia comido ali e tinha gerado aquilo.

Publicidade

O beauty artist escreveu ainda em sua publicação a respeito do aprendizado. Que adicionalmente ao pedido evidente de desculpas dele, se valia também do compromisso de mudança de atos e a revisão dos valores. Disse, ainda, que o momento atual é de transformação e de escuta.

View this post on Instagram

NOTA DE ESCLARECIMENTO PARTE 2 (A parte 1 está no post do lado. ??) – Simplesmente dizer isso é legitimar a cultura do estupro! Quando você diz com essa frase horrível que “patrão comeu” você tá falando de um estupro, ou você acha que mulheres escravas tinham liberdade sobre seu próprio corpo? Você tá banalizando assédio e sendo machista! E vou te dizer uma coisa QUERIDO nós não somos filha de patrão nenhum, você conhece minha família? sabe quem é meu pai minha mãe? Então cala a boquinha. E parem de diminuir toda uma ANCESTRALIDADE, diminuir toda uma história reduzindo sempre o negro (a), sempre o cabelo cacheado/afro/crespo à escravidão. Meu amor a gente existe muito antes desse pequeno detalhe ter acontecido na história da humanidade! Se você olha pra mim e acha que eu sou só isso você está muito enganado e atrasado. – Depois recebi uns stories do suposto cabeleireiro chorando e falando que foi fora de contexto. Ai ai.. eu conto ou você conta @ruthmorgamoficial? Não foi NADA sem contexto! E não foi só o que foi gravado, foi horas de show de horrores! Você disse o que queria dizer e o que pensa! Você disse o que não fala na cara das famosas, mas fala pra modelos que não são famosas, mas mesmo assim nós temos valor! Meu valor não tá no que eu tenho, ou em números mas no meu caráter coisa que diploma e fama nenhum compra BEBÊ. – Outra frase citada: “Esse cabelo é um cabelo que vem do morro, e agora essas mulheres tem dinheiro e agora elas querem ir em salão chique por isso nós temos que saber mexer com elas.” E muitas outras. ? – O que essa pessoa banca nas redes sociais é apenas #BLACKMONEY ?? quando você finge aderir uma causa mas no fundo é apenas por que você vê potencial financeiro e quer lucrar com isso! – Enfim, perdão você pede pra Deus, aqui a gente tá de olho! RACISTAS NÃO PASSARÃO ?Agradeço a todas as pessoas de todas as cores e tipos de cabelo que vieram se solidarizar e ajudar no combate ao racismo, e em especial ao movimento negro GRATIDÃO! Obrigada também as modelos que se pronunciaram e ajudaram! Eu quero dizer que continuarei acreditando no meu trabalho e sonhando em ser uma modelo cada vez melhor por que é o meu propósito de vida! ?

A post shared by V A S S E Q U I (@marianavassequi) on

Algumas pessoas que são bem conhecidas deixaram suas mensagens nos comentários. Como por exemplo, Lucy Ramos disse que havia chegado até ele em um momento de fragilidade e que ele havia fortalecido ela e desde aquele momento nunca mais havia se desgrudado. Agradeceu por tudo que ele fazia e que já tinha feito por ela e concluiu dizendo que todos estão em constante evolução e que o amava muito.

Já Cacau Protásio adicionou ao comentário anterior, que Wilson tinha sido a primeira pessoa que tinha feito ela se sentir linda, acreditar no crespo dela e agradeceu. Falou ainda que todos erram e o fundamental era reconhecer o erro e se desculpar de verdade e continuar adiante. Pediu para que Deus o abençoasse e que ele ficasse em paz.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Olinda Farias

Procuro estar sempre ligada em todas as informações, principalmente relacionadas ao mundo esotérico. Além de gostar muito, levo muito a sério tudo que escrevo, seja sobre horóscopo, simpatias, orações e afins. Comigo você sempre estará muito bem informado(a).
.