in

Ex-árbitro de futebol, Márcio Chagas acusa Globo de tê-lo demitido por falar de racismo; emissora nega

UOL

O ex-árbitro de futebol, Márcio Chagas, publicou um artigo nesta sexta-feira, 21 de agosto, em que acusa da RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, de tê-lo demitido por racismo. Márcio Chagas lembra que em 2019, durante a transmissão de um jogo do campeonato gaúcho, enquanto estava na cabine de transmissão, uma torcedora o ofendia.

Publicidade

O diretor de esportes da RBS, através do ponto eletrônico, teria questionado se Márcio Chagas queria deixar a transmissão por causa das ofensas. “Tu tá vendo o que ele tá fazendo, seu negro de merda? Esse pau no c* não marcou um pênalti claro. Ele tá roubando, porr*. Ele tá prejudicando o trabalho do meu marido. Maldita Princesa Isabel, negro sujo”, teria dito a mulher a Márcio Chagas. O ex-árbitro recordou as palavras que mostram como o preconceito racial ainda é forte no ambiente do futebol. 

Márcio Chagas diz no seu relato que anos antes, torcedores teriam tentado invadir a cabine de futebol para bater nele. Ele lembra que deu uma entrevista ao UOL Esporte em que falou sobre as situações de preconceito que sofreu. O ex-árbitro de futebol lembra ainda que o seu então chefe o chamou questionando porque sua entrevista havia sido em outro veículo de comunicação que não algum vinculado a RBS ou a Globo. 

Publicidade

O ex-comentarista esportivo da emissora diz que chegou a pedir imagens da mulher que o ofendeu, mas que a emissora não cedeu. O chefe de Márcio Chagas, segundo ele, o teria chamado, novamente, no final do ano passado, após ele fazer um programa no SporTV sobre a semana da consciência negra. 

Publicidade

Novamente, o então chefe disse que não o estava tirando da transmissão por ser negro, mas por suas opiniões fortes. Meses depois, veio a demissão do canal. A RBS diz que a demissão não está relacionada a preconceito e que lamenta o racismo sofrido pelo ex-árbitro e comentarista. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por FERNANDO B

As melhores notícias você encontra por aqui. Conheça essas e outras histórias.