in

Ana Paula Araújo faz esclarecimento ao vivo no Bom Dia Brasil e dá o que falar

Reprodução Globo

O Bom Dia Brasil desta sexta-feira (14) exibiu reportagem sobre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que elogiou o combate à Covid-19 feito pelo Brasil. Em reunião na Organização Mundial da Saúde (OMS), o ministro não citou as 105 mil mortes em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus. O ministro também exaltou o número de recuperados.

Publicidade

Ao vivo, no Bom Dia Brasil, a apresentadora Ana Paula Araújo esclareceu a situação. “Agora, Juliana, sobre a insistência aí do ministro interino em omitir as mortes e exaltar os recuperados, é preciso repetir um esclarecimento que a gente já fez aqui. Infectologistas do mundo inteiro explicam que o sucesso de um país no combate à pandemia não é definido pelo número de recuperados”, disse a jornalista. 

Em seguida, ela prosseguiu. “Principalmente se o número de mortes também for altíssimo, como é o caso aqui do Brasil. O que define o sucesso é a capacidade, exatamente, de interromper a transmissão do vírus e assim ter menos casos, menos pessoas internadas, menos mortes e, claro, menos recuperados”. Nas redes sociais, alguns internautas a criticaram.

Publicidade

Ana Paula Araújo compara Brasil a outros países

Após informar que o número de recuperados não é um bom sinal, Ana Paula exibiu quadro que compara Estados Unidos, Brasil e México, países com mais mortes no mundo, com Nova Zelândia, Uruguai e Grécia, considerados exemplos no combate à pandemia. O número de recuperados nesses três países é baixo, mas o número de mortes também.

Publicidade

Publicidade

“Não é difícil enxergar quem está se saindo melhor nessa pandemia. Claro que a gente aqui no Bom Dia Brasil valoriza, respeita e comemora todas as histórias de superação dos milhões de brasileiros que venceram a Covid-19. Mas a gente respeita também o compromisso com a informação e nesse caso o nosso dever é mostrar os números que realmente informar sobre o avanço da pandemia”, finalizou a jornalista.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!