in

Maju Coutinho enche o Brasil de esperança com a notícia positiva do dia

Reprodução Globo

O mundo todo trabalha em busca da cura para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta quinta-feira (13), Maju Coutinho deu grande notícia aos telespectadores do Jornal Hoje, telejornal que ela apresenta de segunda a sábado na Rede Globo. A notícia enche os brasileiros de esperança.

Publicidade

“Vamos falar de esperança, porque cientistas brasileiros criaram um soro, a partir do plasma do cavalo, com uma alta carga de anticorpos, que é capaz de neutralizar a ação do coronavírus. Essa descoberta vai ser apresentada à comunidade científica, hoje à tarde, numa seção na Academia Brasileira de Medicina lá no Rio de Janeiro”, disse Maju.

Em seguida, a repórter Mônica Sanchez deu mais detalhes sobre a descoberta. Uma solução com proteína S, encontrada no coronavírus, foi injetada em cinco cavalos no fim de maio. Setenta dias depois, quatro cavalos tinham anticorpos capazes de neutralizar a ação do coronavírus com potência até 50 vezes do que o plasma encontrado em pessoas que se curaram da doença.

Publicidade

Após reportagem, Maju Coutinho dá explicação importante

A repórter Mônica Sanchez afirmou que o plasma de cavalo é feito há 120 anos no Brasil, pela Fiocruz, no Rio de Janeiro; e o Instituto Butantan, em São Paulo. A técnica já foi usada na produção de soros contra a raiva, peste bubônica e para salvar pessoas picadas por cobras.

Publicidade

Após a reportagem, Maju Coutinho explicou que os cientistas entrariam com pedido de patente e que a pesquisa contou com apoio do Governo Federal. A apresentadora do Jornal Hoje também falou que o material usado não infectou os cavalos usados no experimento.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!