in

O que é a doença que Camila Pitanga e sua filha enfrentam?

Uol

A malária é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida pela fêmea de um mosquito do tipo Anopheles, que esteja infectada pelo vírus. Assim como o vírus da dengue e chikungunya, a malária é transmitida por mosquitos e pode ser letal.

Publicidade

A malária é uma doença infecciosa grave

Qualquer pessoa pode pegar a doença, que não é contagiosa, a pessoa infectada, necessariamente foi picada pelo mosquito que tem o vírus. É importante ressaltar, que essa doença pode ser contraída várias vezes, o que necessariamente não garante que os anticorpos necessários para eliminar a doença sejam produzidos pelo corpo.

No Brasil, ainda existem casos isolados da doença, mas um surto total já foi erradicado. A malária é mais comum em regiões da Floresta Amazônica, sendo assim, alguns estados do norte do país tem a propensão mais alta de ter pessoas infectadas.

Publicidade

No Brasil, o contágio é mais comum no norte do Brasil

O tema sobre a doença voltou a ficar em alta depois que a atriz global Camila Pitanga e sua filha de 12 anos foram diagnosticadas com a doença. A atriz confessou que está vivendo momentos de muita angústia e que se sente como se estivesse à deriva no mar.

Publicidade

Apesar de ser uma doença rara atualmente, e extremamente grave, existe um tratamento para curar as pessoas, mas, é importante que cada passo do tratamento seja levado a sério. Os sintomas da doença incluem febre alta, calafrios, sudorese e dores de cabeça de forma cíclica. Os sintomas podem piorar se a doença não for tratada.

Publicidade

O tratamento é feito com comprimidos ambulatoriais e é encontrado de forma gratuita pelo SUS.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.