in

Abandono, tragédia, solidão, nome verdadeiro e mais: os fatos obscuros de Chaves revelados por Chespirito

Chaves/Divulgação

Os telespectadores brasileiros foram surpreendidos com a triste notícia do fim das transmissões do seriado Chaves, que até então vinham sendo feitas pelo SBT, emissora mãe no país, e pelo Multishow, canal do Grupo Globo. Há um impasse entre o filho de Roberto Gomez Bolaños e a Televisa, o que resultou no cancelamento das transmissões em quase todo o planeta.

Publicidade

Incontestavelmente, Chaves faz parte da cultura brasileira. Há décadas sendo transmitido na televisão, sobretudo a partir do SBT, o garoto pobre e órfão que vivia em uma humilde vila do México sempre divertiu o público com suas trapalhadas, na companhia dos demais moradores da vizinhança.

O que pouca gente sabe é que Bolaños, em vida, redigiu a obra El Diario del Chavo del Ocho (O Diário do Chaves do Oito), no qual são constados alguns detalhes extras sobre a infância do garoto por ele interpretado, publicado oficialmente em 1995 e em 2006 no Brasil.

Publicidade

Garoto órfão 

Bolaños descreve Chaves como um garoto pobre, abandonado pelos pais. Os primeiros anos de sua vida foram vividos em um orfanato, mas o garoto decidiu fugir do local, uma vez que nenhuma família se interessava pela sua adoção. Após vagar pelas ruas durante um certo tempo, encontrou abrigo na casa de uma idosa, que residia na casa de número 8 da vila – daí a alcunha Chavo del Ocho, no nome original da série. Com a morte da senhora, ficou só, restando o barril como esconderijo e morada. 

Publicidade

Nome verdadeiro 

Quem acompanha Chaves sabe que o nome real do garoto nunca foi revelado. Sempre que ele estava prestes a dar a informação, era interrompido de alguma maneira inesperada. Na obra, o nome de batismo do garoto é dado como Rodolfo Pietro Filiberto Raffaelo Guglielmi. Existe certa divergência sobre essa informação, uma vez que alguns afirmam ser este o nome da criança que serviu de inspiração para Bolaños produzir a obra, e não necessariamente o nome de Chaves. 

Publicidade

Retorno para a televisão 

Para os fãs que sentem tristeza com o fim das transmissões de Chaves, Roberto Gomez Fernán, filho de Chespirito, deu um anúncio animador através de suas redes sociais. 

 

Em publicação feita no Instagram, o herdeiro único de Chespirito disse que “mesmo tristes com a decisão”, ele e a família torcem “para que em breve Chespirito possa estar nas telinhas do mundo”, prometendo insistir para que isso aconteça.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com