in

Globo sofre derrota na Justiça e emissora de TV dos EUA transmitirá os jogos do Campeonato Brasileiro

Gazeta do Povo/Divulgação

A Globo anda sofrendo constantes derrotas na Justiça, desde a Medida Provisória 984 de Jair Bolsonaro, que trata acerca da possibilidade do clube mandante comercializar por si só as cotas de transmissão de suas partidas na televisão. A emissora brasileira entrou em conflito com a americana Turner, e tentou barra a exibição por parte da concorrente de partidas do Campeonato Brasileiro pela TV por assinatura.

Publicidade

A rede estrangeira possui parceria com oito equipes que disputam a elite do futebol brasileiro nesta temporada. Com base na Medida Provisória 984, a Justiça do Rio de Janeiro negou a liminar da Globo, permitindo com que a Turner veicule na TV as partidas com os clubes acordados, desde que estes sejam os mandantes de seus respectivos jogos.

A juíza da 3ª Vara Cível, Priscila da Pontes, entendeu que a MP do Mandante não fere e nem interfere no contrato de exclusividade da Globo com os 11 clubes com os quais tem contrato. “Não se trata de violação ao ato jurídico perfeito, mas de aplicação imediata e geral da nova lei aos efeitos pendentes e futuros do ato celebrado”, afirmou a juíza na decisão.

Publicidade

Entenda o caso

Batizada de MP do Mandante, a Medida Provisória MP 984 estabelece que o clube mandante possui total autonomia para negociar as transmissões de seus jogos. Antes, era necessário que a emissora de televisão firmasse acordo com ambas as equipes que disputariam o duelo.

Publicidade

A Globo, em corrente defendida por determinada parcela de juristas, entende que a nova legislação não possui validade no tocante aos contratos firmados antes da publicação da nova Medida Provisória. Com a possibilidade de recorrer da decisão da Justiça do Rio de Janeiro, há grandes expectativas de que a emissora brasileira faça valer este seu direito.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com