in

Fantástico mostra qual o problema mental de homem que atacou entregador em condomínio

Reprodução: Globo

O Fantástico, da Rede Globo, exibiu detalhes do caso envolvendo o motoboy Matheus Pires Barbosa, de 19 anos, e o homem identificado como Mateus Abreu Almeida Prado Couto. Na sexta-feira (7), vídeo do entregador de aplicativo sendo vítima de racismo viralizou pelas redes sociais e causou muita revolta.

Publicidade

O agressor rapidamente passou a ser muito criticado, mas algumas pessoas questionaram se ele não teria algum problema mental. O Fantástico deste domingo informou aos telespectadores que o homem sofre de esquizofrenia paranóide. “O Fantástico ouviu um psiquiatra que já cuidou de Mateus Prado. Ele confirmou o diagnóstico de esquizofrenia paranóide”, informou o repórter Paulo Gonçalves.

“A esquizofrenia paranoide se caracteriza como um subtipo de esquizofrenia que tem como característica essencial a presença de delírios e alucinações de caráter persecutório ou grandioso, em sua grande maioria”, diz texto no site Psicologando.

Publicidade

Psiquiatra afirma que agressor não parecia estar em surto

O psiquiatra que atendeu Mateus não conversou com o Fantástico, por questões éticas, mas a revista eletrônica ouviu um outro profissional que fez uma análise da performance do agressor no vídeo. O psiquiatra Paulo Clemente Sallet, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), deu suas impressões.

Publicidade

“Aparentemente, no fragmento apresentado, esse rapaz não estava em surto psicótico. Ele tinha capacidade mental, cognitiva, afetiva e de autocontrole que é demonstrado pelas atitudes que ele tem durante o vídeo. Pela expressão verbal, pelos gestos e pela atitude que se vê no vídeo, eu afirmaria, sim, que esse rapaz não estava numa crise psicótica”, afirmou Sallet.

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!