in

Vazamento de suposta foto íntima de Tiago Iorc acende debate; compartilhar é crime

Instagram Tiago Iorc

Quem acessou o Twitter na noite desta terça-feira (14) e manhã de hoje se deparou com o nome do cantor Tiago Iorc entre os assuntos mais comentados do microblog. Tudo porque uma suposta foto íntima do artista teria sido vazada e estaria circulando pela rede social.

Publicidade

A veracidade não pode ser comprovada. A imagem foi feita no escuro e mostra a parte íntima de um homem. O formato da imagem é como se ela tivesse sido compartilhada nos stories do Instagram. Tiago Iorc não aparece na imagem, por isso muitos internautas duvidam que seja ele.

Apesar disso, o assunto está dando o que falar e muitos internautas tem comentado sobre a postura de alguma pessoas diante do vazamento de fotos íntimas. Quando envolve homem, as pessoas acham normal ver e compartilhar. Isso tem gerado críticas, como a feita abaixo.

Publicidade

Compartilhar fotos íntimas é crime

Desde 24 de setembro de 2018, há uma lei que fala sobre a divulgação de materiais íntimos sem consentimento. Quem faz isso está cometendo crime, seja a foto do Tiago Iorc, de uma mulher ou de qualquer outra pessoa. Vale lembrar que o compartilhamento da imagem é crime mesmo que não seja o autor do registro.

Publicidade

A pena para este tipo de crime é de um a cinco anos e pode ser aumentada de 1/3 a 2/3 se a pessoa que compartilhar manteve relações afetivas com a vítima. O objetivo é punir pessoas que compartilhem fotos da ex ou do ex por vingança, após o término do relacionamento. Receber fotos íntimas não é crime, mas se a pessoa compartilhou uma imagem de terceiros com você, ignore. Se repassar a imagem para outros grupos, estará cometendo crime.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!