in

O inimigo agora é outro: Record, SBT, RedeTV e Band estão diante de um cenário nunca visto antes

Montagem: Anna Müller

Todo mundo sabe que a guerra por audiência na TV aberta não é de hoje. Quem não se lembra de Gugu Liberato e Fausto Silva, disputando e comemorando ponto a ponto na audiência.

Publicidade

Novos tempos! Os serviços de streaming estão a cada dia mais populares, e agora a competição chegou até mesmo na TV aberta. O Ibope divulgou dados sobre a audiência que com toda certeza está deixando os diretores das emissoras de cabelo em pé. 

Para se ter uma ideia, a audiência de serviços como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay é maior que da RecordTV, Band e RedeTV! e de todos os canais juntos da TV por assinatura. Só a Rede Globo consegue a façanha de se manter na liderança, e com bastante folga.

Publicidade

Um detalhe importante é que acessos aos aplicativos através de computadores, tablets ou celulares não entram para a estatística. Além disso, as transmissões piratas de TV por assinatura, com cerca de 4 milhões de decodificadores ilegais, também não são contabilizados. 

Publicidade

As informações são coletadas pelo aparelho do Ibope, o peoplemeter, e considera acessos a partir de aparelhos de TV aos serviços Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Globoplay, PlayPlus, sites de conteúdo adulto, entre outros. 

Publicidade


Em 1º lugar está a Rede Globo
com 15 pontos e share de 32,6%. O 2º lugar é ocupado pelo conjunto dos serviços de streaming, com 7 pontos e 15,1% de share. A TV paga ocupa a 3ª posição, com 6,3 pontos e 13,7% de share. 

Em 4º lugar está a RecordTV com 5,5 pontos e 12% de share. O SBT vem em seguida, na 5ª posição, com 10,8%. Band está em 6º lugar com 1,5 pontos e 3,2% de share. Por último veio a RedeTV!, com 0,6 pontos e 1,4% de share. 

O ranking acima é da audiência entre as 7h da manhã e meia-noite. Cada ponto corresponde a 250 mil domicílios de 15 regiões metropolitanas do Brasil. O share representa o total de televisores sintonizados.

Publicidade

Escrito por Anna Müller

Bastante ativa nas redes sociais, escrevo conteúdo sobre os mais diversos assuntos para a plataforma i7 Network.