in

Vingadores Ultimato é obra prima da Marvel

marvel

Vingadores Ultimato é uma peça a ser estudada pelos amantes da sétima arte que consigam entender que um filme possa ser mercantil e ainda assim algo a ser admirado. Sua autenticidade é tamanha que é um filme capaz de provocar todas as emoções em seus fãs e ainda assim não passar de um filme mediano para quem não seja entusiasta. 

Publicidade

Essa aparente contradição encontra razão de ser no maior projeto cinematográfico realizado até o momento: 11 anos, 13 filmes e quase 20 bilhões de dólares arrecadados. E Ultimato vem mostrar que nenhum filme, personagem ou detalhe é peça do acaso. Até o mais insignificante dos filmes encontra seu propósito no final da jornada. 

Todo o universo cinematográfico da Marvel serve de fonte para que os irmãos Russo, diretores dos filmes, façam bom uso. Logo, rever os filmes se torna mais que um lembrete, mas um prato de entrada do que está por vir. Só que as outras mídias, em especial os quadrinhos, ajudaram a compor os elementos estratégicos do Ultimato.  

Publicidade

Entrar no mérito sobre enredo, personagens ou até mesmo os atores estragaria parte da diversão.  O que pode-se dizer é que a velha forma dos filmes Marvel foi otimizada e os elementos dramáticos nunca estiveram tão profundamente trabalhados, permitindo aos seus atores mostrarem mais que qualidades de ação ou comédia. A ação é mais cirúrgica e não banalizada, sendo que mais do que nunca a comédia serviu de momento de respiro. Talvez a maior e mais impressionante batalha já vista nas telas.

Publicidade

As grandes peças de dramaturgia geralmente fazem uso de diversas emoções distintas e com uma rápida transição entre eles, e isso caracteriza Ultimato como um grande filme, que atiça seus fans a todo tempo, provocando risos, lágrimas, e aplausos – algumas vezes – ao longo de sua exibição.  

Publicidade

Grandiloquente sem ser megalomaníaco, Ultimato é drama, comédia, gibi e filme ao mesmo tempo. Obra prima da Marvel, tem empoderamentos, tem fan services, easter-eggs e tem ainda diversas referências ao seu universo e ao universo cinematográfico em geral, beirando o tributo ao cinema como um todo. Só tem um problema: depois de contar a maior saga épica possível, com todos os recursos que fazem valer cada segundo das 3 horas de exibição, o que sobrou para ser contado e para onde caminhará esse universo? Quem tiver essa resposta certamente tem um poder equivalente à manopla do infinito. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Bene!

Um curioso acima de tudo. Amante das artes, busco viver sem rótulos e explorar o que a alma pede. Escrevo sobre o que gosto, amo, odeio, me faz pensar e me faz sentir. Espero que minhas ideias, palavras e ações sejam meu legado. Bem vindos e espero que gostem.