in

Atrizes da Globo reclamam do pagamento das reprises pelo Viva e chamam de ‘esmola’

Viva/Reprodução

Maria Zilda Bethlem e Elizângela, atrizes que já estiveram nas telas da Globo atuando em novelas da casa, reclamaram publicamente sobre os valores que lhes são pagos pelos direitos de reprise no Viva. A indignação foi apresentada durante um bate-papo promovido por ambas as artistas pelo Instagram. Em determinado momento, um fã fez questionamentos sobre o assunto.

Publicidade

Críticas aos cachês dos artistas no Viva

As artistas garantem que o valor pago pelas reprises no Viva é irrisório quando comparado ao que é pago pelo Vale A Pena Ver De Novo, transmitido nas tardes ao longo da semana pela Globo, a partir da TV aberta.

“O Viva não paga, o Viva dá esmola”, reclamou Elizângela, no ar em O Clone (2001) no papel da fogosa Noêmia. Maria Zilda, por sua vez, afirma que recebeu exatamente a quantia de R$ 237,40 pela reprise da novela Selva de Pedra (1986) no Viva. Sobre o assunto, afirma que “é de rir” os baixos valores repassados aos artistas do passado.

Publicidade

Suposto esquema da Globo

Maria Zilda prossegue narrando um esquema criado pela Globo para intermediar a comercialização de suas novelas para o exterior. Para isso, o grupo teria criado uma empresa na América Central, para onde vende cada capítulo das novelas por 100 dólares, em um exemplo hipotético. Na sequência, esta empresa intermediadora revende para outros países da Europa por 10 mil dólares. Os artistas que atuaram na novela, por sua vez, recebem suas respectivas parcelas de participação com base nos 100 dólares iniciais.

Publicidade

Para exemplificar o descaso que a Globo estaria cometendo contra os artistas do passado com as reprises da novela, a mesma atriz afirma ter recebido apenas 0,25 centavos para a exibição de uma novela para o exterior.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com