in

Luto: morre aos 92 anos Albert Uderzo, criador de Asterix

G1 / Montagem: Rafael Ferreira

O mundo das bandas desenhadas, ou na linguagem informal, dos quadrinhos, amanhece de luto nesta terça-feira (24). Albert Uderzo, um dos criadores responsáveis pela criação de Asterix morreu vítima de parada cardíaca, aos 92 anos de idade.

Publicidade

O ilustrador estava dormindo na casa na hora da sua morte, e não teria ligação com o coronavírus. “Ele estava muito cansado há várias semanas”, relatou à AFP, Bernard de Choisy, genro de Uderzo.

Publicidade

Publicidade

Com preferência assumida pelo personagem Obelix, foi responsável por desenhar 24 livros da saga, que de acordo com o jornal L’OBS, foi os quadrinhos mais traduzidos no mundo inteiro. No período de 1980 e 2005, foi responsável sozinho pela criação de 8 livros.

Publicidade

Seis décadas após ter criado a saga, junto com Goscinny, venderam 370 milhões de exemplares no mundo, sendo traduzido para 111 línguas e dialetos. A repercussão dos quadrinhos foi enorme e se popularizou em vários países. Goscinny, seu parceiro na criação de Asterix e Obelix, morreu em 1977 com 51 anos de idade. Por muito tempo, Uderzo foi contra continuar criando bandas desenhadas sem o amigo, porém, mudou de ideia.

Em 2011 a produção artística foi passada a autores mais jovens, mas o ilustrador supervisionava o trabalho realizado por eles. Amigos e fãs publicam suas homenagens ao ilustrador que marcou a infância de muita gente. Mensagens de carinho e agradecimento são postadas em redes sociais.

Informações como o velório e o enterro ainda não foram divulgadas, e não se sabe ainda se será aberta ao público.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Rafael F.

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.