in

Artesã dos ‘3 reais’ processa todos que fizeram meme com sua participação na Globo

Globo/Reprodução

Raquel Motta do Amaral viu sua vida virar de ponta cabeça após uma participação na Globo. Ela esteve há pouco mais de um ano no É de Casa, transmitido nas manhãs de sábado na emissora, e virou meme por conta da frase “três reais”. Até mesmo o Fantástico, no quadro Isso a Globo Não Mostra, exibiu o vídeo editado da artesã repetindo várias vezes a frase, ao lado da apresentadora Ana Furtado.

Publicidade

Artesã que virou meme na Globo procura a Justiça

O que começou como uma brincadeira nas redes sociais, logo fugiu do controle e se tornou uma grande dor de cabeça para Raquel. Pouco tempo depois do meme estourar na internet, sua imagem começou a ser explorada comercialmente por empresas que se apropriaram da brincadeira para fazer propagandas.

Desde academias a lanchonetes, shoppings e empresas multinacionais, o rosto de Raquel passou a estar em tudo quanto era lugar. Agora, a jovem pleiteia na Justiça pelos seus direitos, tendo em vista a exposição irregular de sua imagem, sem receber nada em contrapartida.

Publicidade

Indenização chega a quase 9 milhões de reais

Publicidade

Após a participação na Globo viralizar por conta do meme, chegou a fazer alguns comerciais, além de posts pagos em seu Instagram. Entretanto, a grande maioria das propagandas usando sua imagem foi feita sem que ela soubesse, tampouco com a assinatura de qualquer tipo de contrato.

Publicidade

Somadas, as ações chegarão a custar para as empresas processadas o valor de R$ 8,96 milhões. Ela quer a remoção imediata dentro do prazo de 72 horas de todas as propagandas usando sua imagem, e o descumprimento poderá acarretar multas diárias de mil reais.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com