in

Gilberto Gil, seguidor do Candomblé, fala sobre a religião: ‘Deus é uma invenção do homem’

Gerard Giaume/Divulgação

Gilberto Gil foi o convidado do último Papo de Verão, programa de conversas apresentado pela GNT. O cantor falou muito sobre religiosidade e suas crenças pessoais, e uma declaração em especial chamou atenção. Questionado sobre a opinião de Deus diante de tudo de ruim que anda acontecendo em nosso país, deixou a sua compreensão.

Publicidade

“Ninguém sabe quais são os desígnios de Deus, porque ele quer que seja assim ou porque ele quer que seja assado. Eu costumo dizer que nós é que criamos isso; Deus é uma invenção do homem. A crença geral é que é o oposto, que o homem é que foi criado por Deus”, declarou o músico. 

Gilberto Gil reencontra suas origens

Atualmente, o cantor é adepto de Xangô, do Candomblé. O encontro entre o ex-ministro da Cultura com Fábio Porchat, João Vicente, Emicida e Francisco Bosco, aconteceu no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, um dos pontos históricos mais famosos de Salvador, Bahia. A localidade fica bem próxima de onde Gilberto Gil passou boa parte de sua infância, e por lá foi capaz de recordar vários aspectos de sua vida.

Publicidade

Cantor fala da sua espiritualidade

Quando criança, o ícone da música brasileira recorda que se sentia mais próximo da presença de Deus. De família Católica, frequentava as festividades tradicionais da religião, incluindo as famosas festas de Santo Antônio, São Pedro e Nossa Senhora.

Publicidade

Ao passo que foi crescendo, Gilberto Gil conta que foi se afastando dos preceitos católicos, encontrando para si novas maneiras de compreender a vida e a sua realidade. Para isso, passou a se pautar em aspectos da filosofia e de ciência.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com