in

Revelado o motivo da Televisa ter extinto as novelas infantis há 15 anos

Televisa

Com exceção de As Aventuras de Poliana, todas as novelas infantis produzidas pelo SBT, são remakes estendidos de novelas mexicanas criadas pelo Grupo Televisa. O canal do grupo, Las Estrellas, fez sucesso mundial por exibir novelas infantis por décadas.

Publicidade

Fora grandes sucessos que revelaram artistas para o mundo, como Lucero, ao integrar o elenco de Chispirita, na década de 80, Ludwika Paleta, ao interpretar Maria Joaquina de Carrossel, e Belinda, em Cúmplices de Um Resgate.

A última novela produzida pela Televisa foi Pablo y Andrea, com Danna Paolo, hoje nas séries Elite e La Doña 2. A trama é de 2005 e desde então nenhuma nova produção voltada para o público infantil foi produzida.

Publicidade

Eduardo Meza, produtor de vários sucessos infantis, declarou em entrevista ao programa de TV, El Show de las Telenovelas, que tudo tem seu tempo e a fase das novelas infantis acabaram, porque aquele público cresceu e a forma como se vê o mundo também mudou. A tecnologia, segundo Meza, influencia demais na hora de se produzir uma novela e por isso investir em grandes folhetins como no passado passa a se tornar inviável.

Publicidade

Já a diretora de novelas, Rosy Ocampo, declarou que essa é uma ótima época para voltar a produzir novelas para crianças e adolescentes, de forma que vale a pena começar a repensar sobre formatos voltados para esse público.

Publicidade

Já Maria Alba, que é coordenadora de produção da Televisa, salientou que atualmente as crianças estão muito expostas a internet, possuindo fácil acesso a programações que antes só poderiam existir na TV. Também disse que é possível voltar a produzir para crianças, mas é preciso adaptar todo o conteúdo a realidade em que esse público está inserido atualmente. Afinal, quando a última trama foi produzida, a internet estava começando a se tornar popular, embora ter acesso a ela e comprar um computador já não fosse algo muito barato, mas se comparado com os dias de hoje, muita coisa mudou e precisa ser levada em consideração na hora de cogitar a hipótese de produzir um folhetim novo ou um remake dos antigos.

Publicidade

Escrito por Guti M

Redator de entretenimento e curiosidades