in

Atlanta mostra toda a versatilidade de Donald Glover

FX

Em um universo de seriados que abordam todas as temáticas, parece impossível ver algo que fuja do óbvio e traga ao menos uma perspectiva nova. Assim é Atlanta, série criada e estrelada por Donald Glover.

Publicidade

Na série Donald interpreta um afro americano pobre, Earnest Marks que vê na carreira de rapper do primo Paper Boy uma chance de colocar seus talentos – até então obscuros, em prática e tentar sair de uma vida de pobreza.

A série pode causar alguma estranheza a caucasianos de classe média alta a princípio. Não é à toa. Donald Glover gosta de provocar, e esse fator em si faz da série algo peculiar e interessante de se ver. Aos negros, que conseguirão se identificar em uma retratação mais atual dentro da sociedade urbana americana, e aos brancos, que vão se inteirar de algumas práticas culturais que caso contrário lhe pareceriam veladas.

Publicidade

Contexto de sátira, exagero e drama

Isso tudo dentro de um contexto de sátira, exagero e drama, no qual dificilmente se consegue traçar uma linha clara entre o que é algo hiperbólico e algo que é metafórico. Salvo no caso do carro invisível, esse não tem como.  

Publicidade

Excelente mistura agridoce

Classificada como drama e comédia, os episódios oscilam entre essas duas vertentes com habilidade e entusiasmo. Uma situação dramática rapidamente se transforma em motivo de risos, enquanto que algo que parece risível, como a culpa branca, acaba sendo uma situação seria e de fundo dramático. É essa excelente mistura agridoce que já trouxe alguns prêmios à série, inclusive o Globo de Ouro.

Publicidade

Infindável criatividade e energia de Glover

Obviamente, mais prêmios devem chegar para a série, considerando o que parece ser a infindável criatividade e energia de Glover, que além de ator (e ter salvo o fraco filme do Han Solo em uma ótima atuação como o jovem Lando Carlissan), dublador (Miles Morales, Spider Man e o futuro Simba no aguardado live action de Rei Leão) roteirista e produtor, atua como o músico e DJ Childish Gambino. Haja fôlego.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Bene!

Um curioso acima de tudo. Amante das artes, busco viver sem rótulos e explorar o que a alma pede. Escrevo sobre o que gosto, amo, odeio, me faz pensar e me faz sentir. Espero que minhas ideias, palavras e ações sejam meu legado. Bem vindos e espero que gostem.