Finalmente José Lucas saiu da tapera de Juma, no capítulo desta última sexta-feira (05), o peão foi chamado até a fazenda do pai e quando lá chegou foi surpreendido com a presença de Érica e também do pai da moça.
A notícia logo foi dada: o peão engravidou a jornalista e o deputado federal chegou a cogitar a possibilidade de que fosse realizado um aborto, mas se contentará com um casamento entre a filha e José Lucas.
O peão avisou que não foge de suas responsabilidades e se mostrou pronto para assumir uma família, só que nos próximos capítulos a personagem de Marcela Fetter sofrerá um aborto e decidirá enganar o filho de José Leôncio, acreditando que se ele descobrir a verdade, desistirá do casamento.
O deputado federal também tem interesse nesse casamento, pois ele acredita que se beneficiará na política se tiver o filho de um fazendeiro ricaço como genro. Contudo, o bebê irá morrer antes mesmo de nascer e a loira manterá tudo em segredo.
A mãe de Érica também explicará à filha que ela precisa esconder o aborto do futuro marido, para o bem da própria família. Pouco tempo depois a jornalista se mostrará arrependida por ter mentido para Zé Lucas, mas admitirá que fez isso pensando nos interesses políticos do pai.
O plano acabará não dando certo, porque José Lucas acabará terminando o romance com Érica e na reta final da novela Pantanal, voltará para a fazenda do pai e ficará ao lado de Irma, assumindo o bebê, fruto do relacionamento da ruiva com Trindade.
O violeiro endiabrado, como na versão original da história, deve ajudar no parto do filho, mas sumirá logo em seguida.