Sem dó nem piedade, Tenório (Murilo Benício) escorraçou Maria Bruaca (Isabel Torres) de sua fazenda. O fato se deu depois que o vilão descobriu que a esposa estava tendo um caso extraconjugal com o peão Alcides (Juliano Cazarré).
Sem casa, Maria Bruaca acabou recebendo o grande apoio de Eugênio (Almir Sater), que abrigou a amante de Alcides em sua chalana. A mãe de Guta (Julia Dalavia), ficará um tempo afastado de tudo e de todos, vivendo apenas na embarcação.
Contudo, sua vida dará um passo adiante. Depois de descobrir pela boca de Muda (Bella Campos), o paradeiro de sua amada, Alcides irá correndo para os braços dela na chalana. Lá, ele fará uma proposta para a mãe de Guta.
O peão pedirá a Maria Bruaca que vá com ele para a fazenda de José Leôncio. A ex-mulher de Tenório aceitará a proposta de seu amado e chegará plena à casa do boiadeiro com Alcides depois de se despedir de Eugênio.
Apesar de feliz, Bruaca ficará com certo medo, afinal, não sabe o que lhe aguarda na fazenda da família Leôncio. Entretanto, a mãe de Guta será bem recebida e até terá o apoio do pai de Jove (Jesuíta Barbosa), que lhe oferecerá um advogado para tomar as devidas providências contra Tenório, afinal, ela tem direito a parte da fortuna do grileiro por terem sido casados.
Os capítulos que mostram estas cenas devem ir ao ar a partir do próximo dia 09. Vale destacar que Pantanal é uma obra de Benedito Ruy Barbosa e atualmente vem sendo adaptada por seu neto, Bruno Luperi, que trouxe alguns atores do elenco da versão anterior para participar da trama.