Érica chegou à fazenda de José Leôncio acompanhada do pai e eles deram uma notícia bombástica, pois o político avisou que a filha está grávida e quer forçar um casamento dela com o peão.
Mas nos próximos capítulos da novela Pantanal, Érica sofrerá um aborto e não contará nada ao personagem de Irandhir Santos. Durante uma conversa com a mãe, a loira dirá: “Salvar que casamento, mãe? Um casamento feito às pressas… Pensado, como sempre, para atender aos interesses políticos do meu pai?”
A jornalista estará se referindo ao fato do pai, que é deputado, ter ido com ela até o Pantanal para falar sobre a gravidez dela, mas interessado mesmo é em alavancar sua campanha na política ao ver que José Leôncio tem grande influência na região.
A mãe de Érica dirá para a filha manter o aborto em segredo, porque se contar a Zé Lucas e ele desistir do casamento, depois a loira vai ficar reclamando. Ingrid, que será interpretada pela atriz Gisela Reimann, assim como o marido estará querendo é tirar proveito da situação.
Ela se mostrará a favor do casamento de Érica com Zé Lucas e colocará a filha contra a parede, afirmando que, se ela realmente pensasse na família, não ficava tomando decisões pensando apenas nela.
O aborto então será mantido em segredo, porém, no dia do casamento José Lucas descobrirá tudo.
E não vai demorar muito para José Leôncio perceber que o pai de sua nora está de olho mesmo é em sua fortuna, por isso ficará preocupado com o futuro do filho. Durante uma conversa com Filó, o fazendeiro confessará que o filho pode estar indo para um buraco sem se dar conta disso.