Nos próximos capítulos da novela Pantanal, Tenório será atacado pela onça, que Maria Marruá está incorporada. A cena promete muita ação, e o grileiro ficará desesperado quando se vir frente a frente com o felino.
Renato, fruto do relacionamento de Tenório com Zuleica, estará acompanhando o pai e dará um tiro certeiro no coração da onça, que acabará não resistindo. O jovem ficará triste por ter matado o animal, mas o grileiro dirá que o filho fez o que tinha que ser feito.
Enquanto isso, Juma começará a pressentir que algo muito ruim está acontecendo e ficará aos prantos. Ao sentir a morte da mãe, a menina-onça dirá: “Mãe num tá mais aqui… Matâro ela, Juventino… Tirâro, ôtra veiz, a vida de Maria Marruá! Eu sinto… Ou melhor: num sinto mais ela… Num sinto mais nada“.
A jovem lamentará, dizendo que sua mãe ‘desencantou’ para sempre e nunca mais poderá voltar para visitá-la. Jove ficará arrasado por ver a esposa desse jeito e tentará consolá-la.
Longe dali, Tenório estará feliz da vida e orgulhoso de Renato por tê-lo salvo ao dar um tiro na onça. O felino caminhará, mesmo ferido, até cair na mata.
O Velho do Rio se aproximará do animal, mas lamentará por não poder impedir sua morte. O ancião dirá a Maria Marruá que ela lutou a vida inteira, mas agora é hora de descansar e voltar para casa. O espírito da mãe de Juma sairá do corpo da onça, indo embora para sempre.
Juma estará sentindo a partida de sua mãe, enquanto lamenta aos prantos que não poderá tê-la mais por perto quando precisar.