Nos próximos capítulos da novela Pantanal, Maria Bruaca experimentará uma nova vida, pois longe de Tenório, ela se sentirá livre finalmente. A princípio, ela pensará até em tirar a própria vida, mas aos poucos vai descobrindo que é mais forte do que imagina e que pode mudar o seu destino.
E será nesta transição que o público vai se deparar com uma nova Maria Bruaca, pois ela irá morar na chalana e soltará a voz ao lado de Eugênio. O chalaneiro ficará encantando com a voz de sua nova amiga e dirá: “Ocê tem a voz bonita, Maria. Num devia de ter vergonha disso. Tua voz é doce, como as águas desse rio”.
Tímida, ela dirá ser até pecado dizer que ela tem a voz bonita. A esta altura ela estará sendo conhecida por todos como Maria Chalaneira e conquistará o novo amigo com sua cantoria.
Se a princípio ela lamentava a nova vida, agora estará feliz e entrosada com Eugênio, chegando a assumir a condução da chalana. “Eu tô gostâno demais da sua companhia… E ia gostá ‘inda mais se você cantasse comigo em cada porto que a gente encostasse pelas barrancas do rio”, dirá Eugênio à mãe de Guta.
Mas não vai demorar muito para essa alegria dar lugar à tristeza, pois a chalana passará na frente da fazenda de Tenório e Maria Bruaca verá Tenório e Zuleica juntos. Com os olhos cheios de lágrimas, ela dirá que nunca teve marido, apenas um ‘dono’.
A dona de casa continuará olhando o casal, que, aos poucos, vai ficando para trás. A chalana seguirá seu caminho e Bruaca continuará cantando, para alegria de Eugênio, que se mostrará feliz pela nova amizade.