in

Maria Fernanda, atriz de Gabriela, perde a vida por problemas respiratórios

A atriz Maria Fernanda perdeu a vida no último sábado (30), aos 96 anos. A família não divulgou informações sobre o velório.

Divulgação/Gente

A atriz Maria Fernanda Meireles Correia Dias, mais conhecida no meio artístico como Maria Fernanda, morreu no último sábado (30), aos 96 anos. Ela teve uma carreira de sucesso no cinema, na televisão e no teatro, onde atuou por sete décadas.

Publicidade

Maria Fernanda morreu às 18h, por conta de complicações respiratórias. A atriz estava internada na unidade hospitalar Casa de Saúde São José, localizada no bairro Humaitá, desde o dia 26 de julho. Maria deixa um filho, Fernando, fruto do seu relacionamento com o diretor de televisão Luiz Gallon, com quem ela foi casada por 7 anos. Até o momento deste publicado, a família ainda não divulgou informações sobre o velório da artista.

Carreira de Maria Fernanda

Filha da poetisa Cecília Meireles e do ilustrados Correia Dias, Maria Fernanda deu início a sua carreira de atriz no ano de 1948, quando deu vida a personagem Ofélia, na 1ª montagem de Hamlet feita no Brasil. Na obra, ela atuou ao lado de atores conhecidos como Sérgio Cardoso e Sergio Britto.

Publicidade

No início da década de 1950, a atriz passou uma temporada morando na Europa e, na época, estudou artes cênicas, além de conhecer figuras como o mímico Jean-Louis Barrault e o dramaturgo Bernard Shaw.

Publicidade

No ano de 1968, enquanto apresentava uma remontagem de Um Bonde Chamado Desejo, Maria Fernanda acabou sendo presa por policiais militares. Na época, o episódio deu início a uma verdadeira reação da classe artística, que acabou resultando em uma passeata contra a censura, que aconteceu em frente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Publicidade

Na televisão, a atriz participou das novelas Gabriela (1975) e Pai Herói (1979), contudo, Maria acabou se encontrando no mundo do teatro.

Publicidade