Nos próximos capítulos da novela Pantanal, José Lucas baterá de frente com Juma quando o ex-caminhoneiro pegar um revólver para matar uma onça. A personagem interpretada pela atriz Alanis Guillen mostrará que assim como o Velho do Rio, ela também é protetora da mata e dos animais, e tentará impedir o cunhado.
E ao salvar a onça, Juma sem saber estará salvando também a encarnação de sua própria mãe, pois Maria Marruá está habitando o corpo daquele felino e escapará com vida graças a intervenção da filha.
José Lucas foi atrás de Juma quando ela virou onça e fugiu da fazenda de José Leôncio. Quando ela chegou na tapera, deu de cara com o cunhado, que estava com uma refeição pronta e se ofereceu para cuidar da jovem.
Ele prometerá que desta vez não tentará forçar a cunhada a nada e os dois acabarão se entendendo, como amigos. Maria Marruá, em forma de onça, fará questão de verificar se está tudo bem com a filha, então se aproximará da tapera e isto deixará o peão aterrorizado.
“É onça… Ela voltou! (…) Ela tá rondando a casa outra vez. (…) Deve ter vindo atrás da criação”, avisará José Lucas, que pegará a arma para matar o animal. Juma o impedirá, dizendo ser apenas sua mãe querendo saber se ela está bem.
“É onça! Das grandes”, alertará o peão, mas a jovem continuará insistindo para que o cunhado não faça nada e mantenha a calma, pois é Maria Marruá passando para certificar-se que está tudo bem.
Desconfiado, José Lucas continuará observando o felino que insiste em se aproximar da tapera, mas Juma garante que em breve sua mãe vai embora, é só ter paciência. Assustado, o peão dirá à cunhada que ela não pode ficar na tapera sabendo que tem uma onça lá fora o tempo todo.
A menina-onça ainda afirmará que a tapera ainda pertence à Maria Marruá, por isso ela pode aparecer sempre que quiser.