Depois de muitas idas e vindas, Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen), irão se acertar de vez e oficializar a união na presença de um padre e da família do aspirante a fotógrafo. O casamento deve acontecer na fazenda de José Leôncio.
Contudo, Juma não será a única mulher que realizará o desejo se casar com o amado em Pantanal. Isso porque Filó (Dira Paes), também se unirá em matrimônio com o amor da sua vida, o pai de Jove, por quem sempre foi apaixonada.
No final da trama, Filó e José Leôncio irão deixar de lado o papel de amantes para se tornarem marido e mulher. O casamento acontecerá na fazenda e reunirá a família inteira em um momento de muita emoção e felicidade.
Tadeu (José Loreto), o filho de consideração de José Leôncio, também aproveitará o momento para se casar com Zefa (Paula Barbosa). O rapaz passará um tempo relutando em se unir à puritana, mas depois cederá às vontades dela.
Entretanto, enquanto muitos terminam com seu “felizes para sempre”, a história de Filó não terá o final que a dona de casa tanto esperou. Acontece que no dia seguinte ao casamento, José Leôncio, que já havia descoberto um problema no coração, irá sofrer um infarto fulminante e perderá a vida. “Que está me acontecendo?”, questionará o fazendeiro antes de cair morto na sala de casa.
Mais tarde, Filó encontrará o amado desacordado e ficará desesperada ao perceber que ele já está sem vida. Ao morrer, o fazendeiro se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), que lhe passará o posto de protetor do pantanal.