in

Água contaminada com fezes de pombo deixa mais de 100 funcionários e jornalistas doentes na CNN Brasil

Desde o mês de abril vários funcionários teriam relatado os sintomas provocados pela infecção.

REPRODUÇÃO/ CNN BRASIL

A CNN Brasil está enfrentando um surto de giardíase, um parasita raro que causa diarreia intensa, vômitos, cólicas, gases e arrotos. A emissora começou a registrar os primeiros casos ainda no mês de abril. Suspeita-se que 100 funcionários que trabalham na redação do canal em São Paulo tenham sido infectados. A situação piorou na semana passada, quando duas âncoras foram substituídas às pressas durante os turnos de fim de semana.

Publicidade

Testes realizados mostraram que a doença foi transmitida através de água contaminada. De acordo com resultados preliminares, o parasita surgiu após a contaminação por fezes de pombos na água. O caso irritou os profissionais nos bastidores, pois a CNN Brasil teria demorado para tomar uma atitude.

Outros casos entre os funcionários começaram a surgir entre maio e junho. Eles relataram o problema aos supervisores e os sintomas causados pelo parasita. Geralmente, os sintomas desaparecem após alguns dias, já em casos mais graves é necessário o uso de antibióticos receitados por um médico ou até a hospitalização.

Publicidade

Para identificar o motivo de tantos casos, a CNN Brasil convocou uma empresa de exames ao prédio, para fiscalizar todos os departamentos da sede. O resultado foi repassado para a direção da empresa e funcionários, e descobriu-se que a água que circulava pelo local estava contaminada com parasitas. Foram encontrados restos de excrementos de pombos, que costumam circular na área.

Publicidade

O RH da emissora divulgou um comunicado interno na quarta-feira (20) contendo orientações, e pediu aos funcionários que evitassem usar a pia da copa até que a situação fosse definitivamente resolvida. O canal afirmou ainda que preza pela limpeza e higiene dos ambientes, e que irá disponibilizar água mineral aos colaboradores.

Publicidade

Publicidade