in

Pantanal: Velho do Rio escolhe José Lucas para ser o novo guardião em seu lugar, após neto ser baleado

O ex-caminhoneiro levará um tiro de um capanga contratado por Tenório.

Reprodução Globo

Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já notaram que o guardião do bioma, conhecido como o Velho do Rio (Osmar Prado), é na verdade o velho Joventino (Irandhir Santos), que sumiu no início da trama, ao sair em busca de bois marruás.

Publicidade

Após perder seu pai, José Leôncio (Marcos Palmeira) criou um verdadeiro império ao longo de sua vida, mas nunca deixou de procurar e esperar por Joventino. Seu filho Jove (Jesuíta Barbosa) já lhe contou que o Velho do Rio é o seu avô, mas José Leôncio prefere não acreditar, pois não vê sentido em seu pai estar vivo sem nunca ter lhe procurado.

A verdade é que não se sabe se Joventino realmente morreu, mas o fato é que ele ganhou os poderes de Velho do Rio depois que sumiu. Por cansaço, hoje a entidade espera passar seus poderes e conhecimento para que outra pessoa tome conta do bioma.

Publicidade

O primeiro escolhido pelo Velho do Rio será o seu neto José Lucas (Irandhir Santos). O ex-caminhoneiro será baleado, por um assassino contratado por Tenório (Murilo Benício), para acabar com todos os Leôncios. A entidade encontrará o peão à beira da morte e aproveitará para fazer a proposta para o neto, oferecendo em troca o segredo sobre todas as coisas. “Você vai entender o princípio e o fim de tudo“, dirá o guardião.

Publicidade

José Lucas ficará inclinado a aceitar a proposta de seguir para o outro mundo com o Velho do Rio, mas se negará, por lembrar das pessoas que se preocupam com ele. Na versão original, a entidade mística só passa o seu cargo para alguém no último capítulo da novela, quando José Leôncio falece e finalmente reencontra o pai.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Jean Marangoni

Influenciador digital responsável pelas páginas 'Mussum Sinceris' nas redes sociais, trabalho também com jornalismo online há 3 anos. Para sugestões entre em contato: jeanmarangoni@gmail.com