Expulsa da fazenda por Tenório, Maria Bruaca não terá onde morar e o jeito será pedir ajuda a Eugênio, ficando provisoriamente na chalana. Nos próximos capítulos da novela Pantanal, o crápula expulsará a esposa de casa sem se preocupar como ela fará para viver.
A dona de casa será acolhida por Eugênio e desabafará com ele, dizendo que sempre pensou ter de tudo na vida, mas, agora, descobriu não ter nada, apenas dor e tristeza. Ao lado do novo amigo, ela conduzirá a embarcação enquanto faz suas lamentações.
Quando Guta se deparar com a mãe morando na chalana, ficará chocada, mas Maria Bruaca dirá à filha: “Me dêxa.. Eu tô filiz, fia… Tô filiz como nunca tive em toda a minha vida… Eu juro… Me dêxa siguí o meu distino, fia… Toca essa chalana… A Bruaca morreu! A Bruaca virô Chalanêra… Agora eu sô Maria Chalanêra“.
A vingança de Tenório
O personagem de Murilo Benício escutará uma conversa de Alcides com Zefa, onde o peão conta ter um caso com a patroa. O grileiro ficará furioso, mas fingirá que não sabe de nada, enquanto planeja uma forma de se vingar da esposa.
Não vai demorar muito para o grileiro começar a infernizar a vida de Bruaca, inclusive, levará Zuleica, sua segunda esposa, para morar com ele no Pantanal.
A dona de casa ficará inconformada com a atitude do marido e chegará a atirar nele, mas acabará errando e, depois disso, será colocada para fora da fazenda pelo vilão.
Maria Bruaca ficará na chalana com Eugênio por um tempo, mas depois irá morar na fazenda de José Leôncio, onde será muito bem acolhida e receberá todo apoio para processar Tenório e exigir parte da fortuna dele.