in

Juma falece em Pantanal? Final da novela teve até abaixo-assinado na versão original de 1990

A nova versão está sendo adaptada por Bruno Luperi, neto do autor da primeira.

Globo

Desde o começo de Pantanal, o público vem torcendo para que Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) tenham um final feliz, o que é praticamente certo no último capítulo da novela de Benedito Ruy Barbosa com adaptação de Bruno Luperi.

Publicidade

Contudo, quando a trama foi exibida pela primeira vez, em 1990, o público não tinha essa certeza, tanto que fizeram até um abaixo-assinado acreditando que a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) iria perder a vida na novela.

Na época, o jornal o Dia publicou uma matéria afirmando que Juma iria se transformar em onça e morrer vítima do tiro de um caçador. De acordo com o colunista Osmar de Souza, o intuito de Benedito Ruy Barbosa seria alertar sobre a caça de animais silvestre no pantanal.

Publicidade

Osmar ainda publicou sobre o repúdio de um grupo de moradores do bairro do Irajá diante do suposto desfecho de Juma em Pantanal. Maria Helena, líder do grupo, disse que entrou em contato com a Manchete, emissora que exibiu a trama na primeira versão, a fim de tirar a história a limpo.

Publicidade

A produção me confirmou que Juma vai virar onça e morrer. Não nos conformamos com isto. Todos que acompanharam a novela até agora estão torcendo para que os dois sejam felizes. Se a novela terminar de outra forma será uma decepção“, disse Maria Helena na época, afirmando estar revoltada com a notícia.

Publicidade

A mulher ainda criou um abaixo-assinado para que Benedito Ruy Barbosa não tirasse a vida da amada de Jove na novela. Não se sabe se as manifestações de repúdio surtiram efeito ou se o autor de fato quis poupar a vida de Juma (na época vivida por Cristiane Oliveira), mas para a alegria do público, ela teve um final feliz ao lado do companheiro.

Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.