Jove dará uma surra em Alcides durante a festa do casamento e o capataz de Tenório, revoltado, irá jurar o peão de morte. Nos próximos capítulos da novela Pantanal, José Leôncio ficará preocupado e pegará uma arma para entregar ao filho, para que ele possa andar pela fazenda ‘mais protegido’.
Mas Jove não gostará nem um pouco desta ideia e dirá ao pai que é totalmente contra o uso de armas, citando algumas estatísticas para provar que o armamento não é a melhor solução.
No meio desta briga todo, o Velho do Rio acabará sendo envolvido, pois Zé Leôncio clamará pela memória do pai para provar que é importante estar armado, mas Jove dirá: “Eu não acredito que o meu avô pudesse fazer qualquer apologia ao uso de armas”.
O fazendeiro perderá a cabeça e quase escorraçará o próprio filho, afirmando que o rapaz nem chegou a conhecer o avô. Ao ouvir isso, o personagem de Jesuíta Barbosa revelará que conheceu o ancião, conviveu com ele e até tirou uma foto do Velho do Rio.
Juma, que estará presenciando a discussão, ficará sem entender o motivo de toda aquela briga por causa de uma arma. O namorado dela então explicará: “Não é só um revólver. É uma arma de fogo, um instrumento de morte, de opressão. Não, isso não é pra mim. Eu não gosto. Sou contra“.
Com medo do amado ser assassinado, Juma se oferecerá para acabar com Alcides, mas Jove dirá que muitas pessoas morrem com uma arma na mão, ou faz alguma besteira quando se deparar com alguma situação mais extrema.
Esta discussão terá um final surpreendente, porque Alcides terá que deixar a fazenda de Tenório quando o patrão descobrir o caso dele com Bruaca. O peão então pedirá emprego a José Leôncio e dirá que nem pensa mais em tirar a vida do filho dele.