in

Governo paga milhões para exibir novela da Record TV

TV Brasil investiu cerca de 3 milhões para exibir produção da Record TV

Foto: Reprodução Record TV

Não é a primeira vez que isso acontece. Agora, a TV Brasil, de propriedade da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), empresa mantida com verbas do Governo Federal, segue investindo em “entretenimento”.

Publicidade

Mantendo bons índices no Ibope, chegando a brigar pelo quinto lugar de audiência, ultrapassando a RedeTV! no mercado nacional, a TV Brasil que já exibe “Os Dez Mandamentos” (2015) e “A Escrava Isaura” (2004), agora exibirá “A Terra Prometida”, produção de 2016 da Record TV.

O acordo de compra fechado na última semana, gira em torno de R$ 3 milhões de reais, valor similar ao das tramas já exibidas pela TV estatal.

Publicidade

A Terra Prometida, substituirá A Escrava Isaura, em exibição na faixa das 20h.

Publicidade

Resgatando produções de outras emissoras, a TV Brasil exibe na faixa das 18h a novela “Os Imigrantes”, produzido pela Band em 1981.

Publicidade

O investimento em novelas já conhecidas pelo público, é uma estratégia da nova direção da TV Brasil para tirar a emissora do traço, que ocorre quando o canal registra zero de ibope.

A ação vem dando certo. Apenas em junho, na Grande São Paulo, foram 0,33 ponto na faixa entre as 7h00 e 0h00. Nesse mesmo período, a RedeTV! registrou 0,31 contra 0,44 ponto da TV Cultura.

Tal estratégia já causou embates no Congresso Nacional. No ano passado, o deputado federal Paulino Ramos, do PDT do Rio de Janeiro solicitou ao Ministro das Comunicações Fábio Faria do PL-RN que explicasse o critério utilizado para a compra dos folhetins produzidos pela Record TV, emissora do empresário Edir Macedo, que lidera a Igreja Universal do Reino de Deus e é apoiador declarado do presidente Jair Bolsonaro.

No requerimento protocolado na Câmara, Paulino Ramos garante que o valor utilizado para a compra dos capítulos representa 40% do orçamento total que a EBC dispõe para comprar os direitos de séries, filmes e demais conteúdos e 70% da verba para novelas, o que seria um valor elevado.

O marido de Patrícia Abravanel, Fábio Faria, garante que os gastos com as novelas da Record estão dentro da legalidade.

Publicidade

Escrito por Daniel Spagnuolo

Jornalista MTB 0090259/SP, apresentador e locutor.
Escrevo sobre TV e Famosos há 12 anos e hoje faço parte do podcast tvemais
Instagram https://instagram.com/danielbsn
Twitter: https://twitter.com/odanielbsn