Os dias de diversão de Maria Bruaca estão chegando ao fim, pois a personagem de Isabel Teixeira traiu o marido com Levi e após a morte do peão passou a ir com Alcides para cama, mas Tenório descobrirá tudo e expulsará a esposa de sua fazenda.
O crápula estará bem desconfiado das traições da esposa e passará a ficar mais a tento em tudo que acontece, até descobrir toda a verdade. A vontade dele será acabar com a esposa e com o peão, mas conseguirá segurar sua raiva e transformará todo esse ódio em vingança.
Tenório dará um jeito de infernizar a vida de Bruaca, para fazer ela pagar caro por ter ido com outro homem para cama e a primeira atitude do grileiro será levar sua segunda esposa parar morar em sua fazenda.
Revoltada, Bruaca chegará a atirar contra o marido, mas não o acertará e o clima ficará tenso na fazenda. Expulsa da fazenda, o futuro dela será tenebroso, pois só conseguirá abrigo na chalana de Eugênio e ficará por lá um tempo.
Zefa verá a ex-patroa na chalana e contará para Muda, que revelará tudo para Alcides, que a esta altura estará na fazenda de José Leôncio.
“Que é que ela tá fazendo naquela chalana?“, questionará o peão. Muda explicará ao peão que não tem ideia do que Maria Bruaca está fazenda na chalana, apenas sabe que ela fica subindo e descendo o rio.
Alcides ficará chateado de saber que sua amante agora vive nesta situação e pensará em uma forma de ajudá-la.
Mas a vida de Bruaca só começará a melhorar quando ela for acolhida por José Leôncio, inclusive o fazendeiro dará todo apoio para que a dona de casa entre na Justiça e brigue para ficar com parte da fortuna de Tenório.