in

Jornalista faz comentário polêmico sobre Neguinho da Beija-Flor: ‘na escuridão, você só vê a gengiva’

A jornalista Zoe Martinez fez comentários polêmicos sobre Neguinho da Beija-Flor.

(Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo)

Um trecho do programa Morning Show, transmitido pela Jovem Pan, na última terça-feira, 28, viralizou na internet e chamou a atenção do público. Em um momento do programa, a comentarista Zoe Martinez fez um comentário de cunho racista sobre o sambista Neguinho da Beija-Flor, o que causou uma grande polêmica nas redes.

Publicidade

Ela estava defendendo Nelson Piquet

Zoe estava com outros três comentaristas, quando falou a respeito de uma situação que aconteceu com o Nelson Piquet, que havia chamado o piloto Lewis Hamilton de ‘neguinho’, sendo acusado de racismo. Segundo a jornalista, se o comentário de Piquet foi racismo, o nome do sambista Neguinho da Beija-flor faria parte de um racismo estrutural.

Ela continuou seu comentário e causou ainda mais revolta no público: “Então o Neguinho da Beija-Flor também é racista. Ele é negro de uma forma que, na escuridão, você só vê a gengiva. E ele tem muito orgulho da cor da pele negra”, disse ela, em seu discurso.

Publicidade

Beija-Flor se manifestou sobre o episódio

Ela continua a argumentação, afirmando que o seu nome verdadeiro é Luiz Antônio e que ele é conhecido como Neguinho da Beija-Flor, por ter orgulho de sua cor. Segundo ela, avaliando o comentário de Piquet, ela questionou se ele realmente foi racista, pois não havia ouvido nada de mais naquilo que ele havia falado.

Publicidade

A jornalista completou sua fala no programa, dizendo que atualmente as pessoas estão vendo racismo em tudo e banalizando uma pauta que é séria. “Quantos neguinhos gostam de ser chamados de neguinhos de forma carinhosa, qual o problema disso?”, disse ela em outro trecho.

Publicidade

Em nota, a escola de Samba Beija-Flor repudiou as falas da comentarista: “Neguinho não escapa do racismo. Nem aos 73. Nem no dia do próprio aniversário”, disse a nota, que completou dizendo que a escola repudia todo tipo de comentário racista contra o artista.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.