in

Falece Danuza Leão aos 88 anos; irmã de Nara Leão foi um ícone da moda e ganhou dois Jabutis

Danuza Leão foi um dos rostos mais marcantes da indústria da moda e se tornou uma cronista premiada.

Foto: Otávio Magalhães/Estadão Conteúdo/Arquivo

Faleceu nesta última quarta-feira (22), a ex-modelo, escritora e jornalista Danuza Leão. Ela foi uma das personalidades mais conhecidas e importantes da sociedade e da cultura no Rio de Janeiro no século XX. Seu óbito ocorreu aos 88 anos.

Publicidade

A irmã da cantora Nara Leão sofria de enfisema pulmonar e faleceu por conta de uma insuficiência respiratória. A confirmação do óbito aconteceu por seus familiares para a TV Globo. Até o momento não foi divulgado horário e data para a cerimônia de despedida.

Falece Danuza Leão aos 88 anos no Rio de Janeiro

Danuza Leão foi um dos rostos mais conhecidos do mundo da moda em seu tempo, também se tornando uma reconhecida e importante cronista na imprensa nacional. Ela lançou livros sucessos de vendas, como Na Sala com Danuza e Quase tudo. Nas obras narra um pouco da sua vida, bem como seus matrimônios entre eles, com o jornalista Samuel Wainer.

Publicidade

Quem foi Danuza Leão

Danuza Leão é natural em Itaguaçu, no Espírito Santo, no dia 26 de julho de 1933. Nos anos 50 começou a trabalhar como modelo, sendo a primeira brasileira a desfilar em outro país. A artista acompanhou o nascimento da bossa nova em seu apartamento que fica no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, graças a influência de sua irmã famosa.

Publicidade

A ex-modelo também foi jurada de programa de televisão, entrevistadora, produtora de arte e dona de boutique. Ela também se lançou como atriz, interpretando Silvia no filme Terra em Transe, de Glauber Rocha.

Publicidade

No ano de 2005 publicou Quase Tudo, uma obra de memória que foi agraciada com o Prêmio Jabuti. Em 2008 lançou Danuza Leão fazendo as malas, recebendo novamente o cobiçado prêmio da literatura nacional.

Danuza Leão era cronista do O Globo

A artista também foi um sucesso como cronista, trabalhando como colunista no Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo e no caderno ELA, do jornal O Globo. Nas publicações escrevia sobre temas variados, de relacionamento até a dicas de etiqueta.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .