Luiz Henrique Rondon Santagostino atuou na primeira versão da novela Pantanal, exibida na extinta TV Manchete, mas o curioso é que ele nunca tinha feito um curso de ator quando recebeu o convite para integrar o elenco.
Mas ele disse ‘sim’ ao convite feito pelo diretor Jayme Monjardim e interpretou o personagem Ari. Uma curiosidade é que na vida real ele também é piloto e seu avô é o proprietário da fazenda onde foi montada a casa de José Leôncio, que na época foi interpretado por Claudio Marzo.
Luiz Henrique lembra até hoje do trabalho realizado com muito carinho e guarda vários segredos sobre a novela Pantanal.
Em recente entrevista ao jornal Extra, ele contou: “Eu fiz tudo na primeira Pantanal. Apresentei as melhores fazendas ao Jayme, tinha sete aviões envolvidos nessa missão da novela. Tudo o que ele precisava era comigo. Voei 1.300 horas em 11 meses, mais de cem por mês“.
O piloto contou que uma vez levou a atriz Cristiana Oliveira do interior do Mato Grosso do Sul até a capital por mais de 70 vezes e que a filha dela tinha apenas 2 anos de idade. Luiz Henrique se ofereceu para levá-la até Campo Grande e assim poder entrar em contato com a criança, então ficavam duas horas no rádio conversando e saía de lá feliz.
O personagem no remake da Globo é interpretado por Claudio Galvan. Luiz Henrique confessou que não está assistindo a nova versão de Pantanal, apenas quando tem um tempo sobrando.
Ele chegou a encontrar Bruno Luperi, autor do remake e disse a ele que na déLuiz Henrique Rondon Santagostinocada de 90 aconteceu algo mágico nas gravações e que isto jamais se repetirá, pois os profissionais daquela época quebraram barreiras.
Apesar de estar aposentado atualmente, o piloto revelou que de vez em quando faz alguns voos levando as pessoas até o Pantanal e que aquela região é sua vida.