in

Levantamento da Betway explica como casal Rachel e Ross foi essencial para Friends

Levantamento da Betway explica como casal Rachel e Ross foi essencial para Friends

Unsplash

A série Friends é uma das produções de maior sucesso da TV, sobretudo se olharmos para a audiência. Milhões de pessoas acompanharam de perto os mais de 230 episódios durante as 10 temporadas realizadas. Entretanto, um levantamento recente mostra que o casal Rachel e Ross merece uma atenção especial. Os dois sempre tiveram um relacionamento conturbado, mas as idas e vindas estão entre as mais frequentes no mundo dos seriados. Isso explica porque ambos têm tantos fãs até hoje.

Publicidade

Os números foram coletados pelo blog Betway Insider, que fez uma lista com os casais de séries que mais passaram pelo efeito ioiô. Apesar de não aparecer na liderança, a dupla vivida pelos atores Jennifer Aniston e David Schwimmer surge na quarta posição. Foram seis idas e vindas, mas quase todas elas intensas. O curioso é que o namoro começa de maneira bem complicada, durando menos de um episódio. A história vai ficando ainda mais complicada com o tempo.

Na 4ª temporada, por exemplo, Ross e Rachel ficam juntos por apenas 19 minutos. Muito pouco tempo para o casal mais querido de Friends. Aliás, o relacionamento deles é muito importante para a trama, por isso costuma ser motivo de polêmica entre os fãs. No final das contas, eles passam apenas 2% de toda a série como um casal. É curioso como uma história bem contada pode mostrar um relacionamento maior do que parece. A série fez isso bem, por isso ganhou fãs em todo o mundo.

Publicidade

Se olharmos para o casal, é possível perceber que existe muito da realidade neles. O final feliz e o viveram felizes para sempre não têm espaço na história, essa recheada de ciúmes e discussões. Algo característico em relacionamentos de idas e vindas. Esse costuma ser um sinal de problemas em um namoro, noivado ou casamento. A série Friends consegue mostrar isso em uma sitcom.

Publicidade

Olhar profissional

Além de montar um ranking com os casais, a equipe da Betway, site de roletas online, também escutou um profissional para entender melhor esse efeito ioiô. O psicólogo Matheus Vieira explicou muito bem isso. “Ioiô é no sentido de sobe e desce, vai e volta, termina e reconcilia. É quando entra numa espiral de términos e retornos que a gente nunca sabe quando que o casal está de fato junto ou não.”

Publicidade

O terapeuta de casal também conta que isso acontece quando as diferenças são grandes demais. Algo que é retratado com Ross e Rachel, pois ambos possuem formas de ver a vida diferentes. “Lidar com essas diferenças do que eu esperava que a pessoa que está comigo fosse e o que ela é, é o grande desafio. Quando a pessoa consegue lidar com a gente do jeito que a gente é, fica melhor ou mais fácil”, explica o psicólogo.

Assim, como essa visão profissional, é possível ter uma ideia de como um relacionamento de série pode ensinar algumas coisas. As pessoas passam por namoros nessa situação, e conseguir lidar com isso é uma tarefa complicada mentalmente. O lado da ficção ganha força no final de Friends, quando o casal tem um final feliz, algo que nem sempre acontece na vida. Ou seja, esse é o ponto onde é importante separar as histórias.

Os campeões do ranking

Enquanto Friends ficou na quarta posição, outras três séries conseguiram liderar o levantamento de casais mais inconstantes. A primeira posição, por exemplo, ficou com o drama The OC. O namoro de Seth (Adam Brody) e Summer (Rachel Bilson) passou por términos e reconciliações 20 vezes durante as quatro temporadas. Uma quantidade que supera qualquer outro casal da lista.

A segunda posição é de Gossip Girl, com o casal Blair (Leighton Meester) e Chuck (Ed Westwick), que lidaram com o efeito ioiô em 90% dos episódios. Os dois tiveram 10 idas e vindas nas temporadas, e nunca conseguiram se resolver de fato. Na terceira posição está Sex and the City, representada pelo casal Carrie (Sarah Jessica Parker) e Mr Big (Chris Noth), com seis idas e vindas na série. Um levantamento simples e curioso, mas que diz muito dos fãs de séries.

Friends tem uma grande importância no universo da TV, com milhões de fãs até os dias atuais. Entretanto, como mostra a Betway, isso não vem apenas da comédia, mas também da história problemática de Rachel e Ross.

Publicidade