O Velho do Rio se transformará em cobra nos próximos capítulos da novela Pantanal para que desta forma consiga escapar da civilização. Isso acontecerá após ficar com o corpo quase todo queimado por causa de um incêndio criminoso e nem assim a entidade vai querer contar com a ajuda de um veterinário.
O personagem de Osmar Prado irá até à tapera de Juma em busca de asilo e pedirá a ela para entrar em ação, pois sabe que a filha de Maria Marruá tem seus ‘dotes de enfermeira’.
Juma sabe quais ervas o Velho do Rio costuma usar, pois já viu ele em ação algumas vezes, inclusive, ela é uma das poucas pessoas que sabem sobre o poder da entidade em se transformar em uma sucuri.
Desesperado por ajuda, o Velho do Rio não verá problema em aparecer para a menina-onça em forma de cobra e ela ficará morrendo de dó ao ver as escamas do réptil queimadas pelo fogo.
Nas cenas que devem ir ao ar no próximo dia 27, o Velho do Rio fará de tudo para proteger o bioma, após um fazendeiro e seus capangas atearem fogo na região.
Após se transformar em cobra, a entidade se arrastará em meio às chamas para punir os criminosos e no final estará exausto, sendo encontrado pelo Corpo de Bombeiros que levará o animal até o Centro de Reabilitação de Animais.
Mas a ‘cobra’ não ficará por lá muito tempo, pois precisa voltar à forma humana, então precisará reunir forças para fugir de lá, indo direto para a tapera de Juma.
E enquanto o Velho do Rio passa por tudo isso, José Leôncio sente um aperto no peito, mostrando que ainda é forte sua ligação com o pai.