in

Ataque a Levi em Pantanal; especialistas dizem quantas piranhas e quanto tempo precisam para devorar alguém

Professor da Unesp explica se ataque de piranhas visto em Pantanal pode realmente acontecer e tirar a vida de alguém.

Reprodução/TV TEM/TV Globo

As piranhas fazem parte do bioma do Pantanal assim como as onças-pintadas, tuiuiús, sucuris e os marruás. Na noite desta última segunda-feira (13), os peixes que podem devorar vivas as suas presas, foram as protagonistas ao dar cabo com a vida de Levi (Leandro Lima).

Publicidade

O personagem foi ferido a bala por Juma (Alanis Guillen), sofreu um acidente, caiu na água de um dos rios pantaneiros e foi devorado vivo pelas temidas piranhas do Pantanal. A cena foi impactante e ascendeu uma dúvida no público brasileiro, sobre ser possível ou não esse tipo de ataque.

Professor explica cena de ataque de piranha em Pantanal

O professor e pesquisador da Unesp, Vidal Haddad Junior, acabou com esse mistério dizendo que o caso é raro, porém, pode acontecer. O especialista atua há 30 anos com ataques de animais aquáticos a pessoas no Pantanal do estado de Mato Grosso do Sul. Mesmo com tantos anos de experiência, nunca viu um acidente fatal com piranhas.

Publicidade

De acordo com Junior, esses ataques podem ocorrer em casos determinados, como em períodos de seca quando o nível da água diminui e a concentração desses peixes é maior. Com a escassez da comida, os peixes ficam incomodados com os ovos enterrados no leito dos rios.

Publicidade

“Quanto mais seco, maior a chance de termos o ataque. O que aconteceu no capítulo de ontem é muito raro, mas pode acontecer sim”, falou o pesquisador, pontuando que o Pantanal está bem seco, sobrando poucas lagoas e favorecendo o aparecimento de cardumes de piranhas.

Publicidade

Em quanto tempo as piranhas podem devorar uma pessoa

O pesquisador reforça que os ataques fatais são bem raros e que o ataque foca em uma mordida, que pode ser nos pés ou nas mãos. Entretanto, especialistas apontam que 300 a 500 piranhas levariam somente cinco minutos para devorar inteira uma pessoa de aproximadamente 80 quilos.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .