in

Pantanal: Globo mostra segredo da cena em que Levi é devorado por piranhas

Gravação durou quatro horas e envolveu cerca de 30 profissionais da Globo.

Reprodução Globo

A cena da morte de Levi (personagem de Leandro Lima) na novela Pantanal foi ao ar nesta segunda-feira (13). A gravação da cena (assista abaixo) demorou mais de quatro horas e 30 profissionais estiveram envolvidos na gravação, produção e pós-produção.

Publicidade

O telespectador que assistir à cena pode ficar com algumas dúvidas: as piranhas são de verdade? Como é feito o efeito de sangue? As gravações foram feitas no rio? Tudo isso será respondido no decorrer desta reportagem. As informações foram divulgadas pela TV Globo.

Em primeiro lugar, não houve utilização de piranhas na gravação da cena. De acordo com o produtor de efeitos especiais da Globo, Ricardo Menezes, foi criado um sistema de tubulação que simula o ataque de piranha. Este equipamento é ligado ao de sangue cenográfico.

Publicidade

Publicidade

Com furos e motor acoplado, o equipamento basicamente movimenta a água de modo a parecer que está ocorrendo o ataque de piranhas. “Quando começa a cena, o sistema de ar é aberto, em que vai gerando as bolhas e injetando o sangue”, comentou Ricardo em entrevista ao Gshow. O profissional trabalha há 28 anos no departamento de efeitos especiais da Globo.

Publicidade

Ricardo contou ainda que a equipe que trabalhou na cena ficava a 20 metros de Leandro Lima. entre os profissionais, há mergulhadores, salva-vidas, entre outros. A área onde parte da cena foi gravada é funda. Além das gravações no Pantanal, também foram gravas imagens em um tanque. Na edição final, as imagens são cruzadas e dão o efeito que foi ao ar aos telespectadores.

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!