in

Síndrome de Ramsay Hunt: o que é a doença que paralisou metade do rosto de Justin Bieber

Cantor publicou vídeo nesta sexta-feira (10) com metade do rosto paralisado e disse que foi diagnosticado com a síndrome.

Instagram/Justin Bieber

Justin Bieber está com metade do rosto paralisado e apareceu nas redes sociais para falar sobre o assunto nesta sexta-feira (10). Em um vídeo de quase três minutos, o cantor e compositor revelou que foi diagnosticado com uma doença chamada de síndrome de Ramsay Hunt.

Publicidade

Segundo uma matéria do G1 sobre a rara doença que acometeu Justin, a enfermidade também leva nome de herpes-zoster do ouvido, é diferente da herpes-labial e é causada pelo mesmo vírus que provoca a varicela.

Além da paralisia facial, a sua maior característica são dores intensas no ouvido interno, local que a infecção atinge e acomete o nervo do rosto.

Publicidade

O que é a doença Ramsay Hunt?

O vírus da síndrome pode acometer áreas do rosto próximas aos olhos e os ouvidos, locais onde ficam o nervo facial que faz o controle das funções musculares que possibilitam os movimentos faciais.

Publicidade

Segundo Fernando Cendes, professor de Neurologia da Unicamp ao G1, os principais sintomas da enfermidade são as dores intensas no ouvido, a paralisia em metade ou todo o rosto e o surgimento de bolhas do lado de dentro ou fora do ouvido.

Publicidade

O que causa a síndrome?

O professor explica que a doença não tem causa genética e é mais comum de acometer pessoas com baixa imunidade, mas também pode atingir qualquer pessoa sem uma explicação. “Mas isso é mais raro ainda. Porém é algo que acontece”, garante.

Quais os sintomas? Quanto tempo dura?

Como já mencionado, as dores no ouvido e a paralisia total ou em parte dos músculos da face são os principais sintomas. O tempo de duração pode levar de uma a três semanas. 

Outros sintomas são: zumbido no ouvido, alterações na audição ou hipersensibilidade ao som, dor de cabeça, tontura e vertigens.

Qual é o tratamento e possíveis sequelas?

Para tratar a doença e necessário a administração de medicamentos antivirais orais para atacar o vírus. Já a paralisia no rosto é combatido com anti-inflamatórios e corticoides.

O resultado do tratamento geralmente é satisfatório e a paralisia é totalmente eliminada com a ajuda de fisioterapia.

Publicidade

Escrito por Ariane

Formada em pedagogia em 2011, atuo como redatora desde 2015. Produzo conteúdo sobre o que sou fã. Séries, músicas e tudo que envolve o mundo pop.