Juma foi atrás de José Lucas para impedi-lo de matar os bois marruás. A personagem de Alanis Guillen chegou a ameaçar dar um tiro no peão, mas resolveu disparar primeiramente para o alto, como forma de avisar que não estava brincando.
O cavalo assustou com o disparo e derrubou Juma, que bateu a cabeça na queda e ficou desacordada, deixando José Lucas desesperado. Ele levou a mocinha para a tapera, colocou-a na rede e ficou ao lado dela chorando muito, implorando para que não morresse.
Mas Juma sobreviverá, graças aos cuidados do boiadeiro e contando também com a ajuda do Velho do Rio. Mas esta história deixará Jove revoltadíssimo, pois ele não gostará nem um pouco de saber que a namorada quase morreu.
No capítulo desta terça-feira (07), na novela Pantanal, o Velho do Rio irá até a tapera ajudar o peão a cuidar de Juma, então aproveitará para contar ao rapaz que José Leôncio realmente é seu pai.
Logo em seguida a herdeira de Maria Marruá irá despertar e não entenderá o que o peão está fazendo na tapera. A mocinha não conseguirá disfarçar que sente algo muito forte por José Lucas quando souber que foi carregada por ele ao cair do cavalo e ficar desacordada.
O forasteiro contará a ela que não matou nenhum marruá e os dois acabarão se entendendo. Aliviado de ver Juma recuperada, o goiano irá desabafar: “Se ocê tivesse morrido, eu não ia me perdoar nunca na vida“.
Com um sorriso, Juma agradecerá a preocupação do rapaz, mas o clima de romance será interrompido com a chegada de Jove à tapera, que ficará furioso quando souber que a amada foi carregada pelo peão.
Na primeira versão de Pantanal, Juma ficou com Jove no final da trama e foi mãe de uma menina. No remake da Globo, ela segue dividida entre os dois rapazes.