Nos próximos capítulos da novela Pantanal, Filó revelará que chegou a mentir a respeito da paternidade de Tadeu. Sentindo a culpa lhe corroendo por dentro, ela começará a rezar e acabará confessando que José Leôncio não é pai do personagem de José Loreto.
Ela fará esta revelação, após sentir ciúmes da relação entre o fazendeiro e Jove. Mas, enquanto faz suas preces diante da imagem de uma santa e diz toda verdade, Irma escutará tudo.
Enquanto reza, a cozinheira diz: “Agora é Joventino pra lá, Joventino pra cá… E o Tadeu em comitiva mais o Zé Lucas. Os dois burro lá, tangêno a boiada… E ele aqui, babâno o ovo do filho estudado… O único dos três que presta! Mais no fundo ele tá certo, num tá? O Joventino que é o filho dele, num é?”
Filó recordará que mentiu só para deixar José Leôncio mais feliz, depois que Madeleine foi embora e Jove era um bebê. Em seguida, ela começará a lembrar das coisas boas que aconteceram entre o fazendeiro e Tadeu, enquanto eles pensavam que eram pai e filho.
A personagem de Dira Paes relembrará de quando José Leôncio pegava o menino no colo, mais tarde ia com ele para a rede e ficava vendo o garotinho dormir, achando que era mesmo o pai dele. Aos prantos, Filó olhará para a santa e dirá que sempre quis revelar tudo, mas, ao ver José Leôncio carregando Tadeu ou passeando com ele de cavalo, acabava não tendo coragem.
Após o desabafo, Filó dirá à santa que esse segredo morrerá com ela, pois jamais dirá a verdade para alguém. Irma, que estava ouvindo tudo escondida, aparecerá neste momento e deixará a cozinheira em choque. Filó bem que tentará despistar, mas a dona de casa ficará cismada, notando que a rival ficou espantada.