in

Carol Nakamura é detonada após menino que criava ir embora: ‘ela não era a mãe adotiva’; o que diz a lei?

Carol e o namorado, Guilherme Leonel, estão sendo muito criticados nas redes sociais.

Instagram Carol Nakamura

A adoção no Brasil é regulamentada por lei e há um processo a seguir para conseguir adotar uma criança. Nesta terça-feira (31) veio à tona o caso envolvendo a artista Carol Nakamura e o namorado dela, Guilherme Leonel. Os dois estavam cuidando de um menino de 12 anos, mas o garoto resolveu voltar para a casa da mãe.

Publicidade

O caso repercutiu nas redes sociais depois que Carol e Guilherme se manifestaram sobre o tema. Os dois cuidaram do garoto por cerca de três anos – no post, eles afirmam que conheceram a criança ela tinha nove anos. A volta para a mãe biológica pegou o casal de surpresa.

Nas redes sociais, porém, muita gente está criticando Carol Nakamura. A forma como tudo foi exposto pegou muito mal e pessoas estão falando sobre o processo legal para adoção. A adoção é irrevogável. A volta do menino para a mãe indica que a adoção legal não foi feita.

Publicidade

Publicidade

Processo de adoção no Brasil

Adotar uma criança no Brasil requer alguns passos a serem seguidos. O primeiro deles é procurar a Vara da Infância e da Juventude de sua cidade e verificar quais os documentos necessários para dar entrada no processo. O segundo passado é fazer petição e se inscrever para adoção. Essa inscrição é feita no cartório da Vara de Infância.

Publicidade

Os pais que querem adotar também são submetidos a um curso preparatório. O passo seguinte, depois da realização do curso, é a sentença do juiz. Com a aprovação, o nome entra para o cadastro nacional de adoção. O quinto passo é encontrar uma criança que tenha o perfil escolhido por quem vai adotar.

Os passos seguintes são guarda provisória da criança ou do adolescente e, por fim, a sentença de adoção e registro do adotado. Com a sentença proferida, a criança pode ter o primeiro nome trocado e passa a ter todos os direitos que um filho biológico tem.

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!