É até difícil imaginar que José Leôncio e Madeleine ficarão juntos no final da novela Pantanal. Foram tantos ataques entre os personagens de Marcos Palmeira e Karine Teles, que a primeira coisa que o telespectador imagina é que um jamais vão querer ver a cara do outro.
E, na primeira versão, exibida na extinta Manchete em 1990, era exatamente isto que estava previsto. Conforme confirmou Ítala Nandi, que interpretou a personagem naquela época, a história teve uma reviravolta por motivos pessoais.
Por enquanto em Pantanal, Madeleine estava em um avião indo para a fazenda de José Leôncio, quando a aeronave caiu em um rio, devido a uma forte tempestade. Essa cena deu a entender que ela e o piloto acabaram morrendo, pois a chance de alguém sobreviver era remota.
Mas o autor Benedito Ruy Barbosa queria dar um destino diferente à personagem. Ela conseguiria escapar com vida do acidente. Mas Ítala Nandi comentou sobre essa reviravolta na trama: “A novela original é maravilhosa. Ela caía no Pantanal e não morria. Era cuidada pelo Velho do Rio, se transformava numa pantaneira maravilhosa e acabava ficando com o Zé Leôncio no final. Que coisa, já que no início da novela ela o chamava de ‘cheiro de bosta de vaca‘”.
Na versão original de Pantanal, Madeleine realmente morreu na queda do avião e, desta forma, não retorna mais à novela. A atriz pediu para sair da novela e essa decisão mudou todo o roteiro em 1990. Benedito Ruy Barbosa, na época, decidiu matar a personagem, porque Ítala Nandi tinha um projeto de gravar um documentário na Índia e seu pedido foi atendido pela embaixada, então ela optou por largar tudo aqui e ir atrás do seu sonho.
No remake de 2022, não há indisponibilidade da nova Madeleine, que pode gravar até quando os autores definirem. Se Madeleine conseguir sobreviver e ficar com José Leôncio neste remake, seria realmente uma grande reviravolta em Pantanal.