in

O que vale mais a pena na hora de abastecer: etanol ou gasolina?

Entenda como saber se vale mais a pena abastecer com etanol ou utilizar a gasolina na hora de abastecer o carro.

Foto: Pexels / Andrea Piacquadio

Uma dúvida comum entre os consumidores e motoristas brasileiros é sobre o que vale mais a pena na hora de abastecer seus veículos. É melhor abastecer o carro utilizando etanol ou gasolina? Descubra agora como calcular o valor e saber qual dos dois combustíveis vale mais a pena.

Publicidade

Antes de tudo é importante ressaltar que misturar os combustíveis no tanque pode não ser uma boa ideia. Conforme informações divulgadas no site de notícias EmaisMT, mesmo em veículos flex, o ideal é manter apenas um combustível presente dentro do tanque. Isso melhora a combustão e o desempenho do carro. Em outras palavras, misturar etanol e gasolina gera riscos de aumentar o gasto.

Como calcular qual dos combustíveis vale mais a pena: etanol ou gasolina?

Existe uma conta bem simples que pode ser feita para entender qual dos dois combustíveis compensa mais na hora de abastecer. Se você está em dúvida em utilizar etanol ou gasolina, o indicado é fazer uma continha básica.

Publicidade

Suponha que seu carro faça uma média de 13 km/l na gasolina e de 9 km/l com etanol. Divida a autonomia contabilizada com o biocombustível de cana pela autonomia da gasolina tradicional.

Publicidade

Dentro do exemplo exposto acima, a conta de 9 dividido por 13 resulta no número 0,69. Então vale mais a pena rodar com gasolina do que com etanol. Isso porque o resultado foi maior do que 0,67.

Publicidade

Outra maneira de calcular se compensa etanol ou gasolina

Como a diferença de preços entre os dois combustíveis flutua bastante, nem sempre vale a pena utilizar apenas a autonomia do carro. Às vezes é melhor aplicar o valor dos combustíveis.

Faça a mesma conta descrita acima, porém, utilize o preço dos combustíveis. Dívida o valor do litro de etanol pelo valor do litro de gasolina. Se o resultado for maior do que 0,67, é melhor abastecer com gasolina, se for menor utilize o etanol.

Aproveite para fazer as duas contas indicadas acima. Caso ambas estejam favoráveis pelo mesmo combustível, nem vale a pena pensar duas vezes. Isso quer dizer que seu carro renderá mais com aquela opção.

Ainda assim, vale a pena observar o desempenho geral do veículo com etanol ou gasolina. Afinal, cada motor e mecânica apresenta um funcionamento específico. Pode ser que seu carro trabalhe melhor com gasolina ou com etanol por conta de regulagens que precisam ser acertadas.

Publicidade