in

Justiça toma decisão sobre Globo e Drauzio Varella, após abraço do médico em mulher trans na cadeia

Pai de menino morto pela mulher trans Suzy processou a Globo e o médico, mas perdeu na Justiça.

Reprodução Globo

Em março de 2020, a Globo exibiu reportagem no Fantástico para falar sobre a vida das pessoas trans em presídios brasileiros. Durante a exibição, Drauzio Varella conversou com uma mulher trans chamada Suzy de Oliveira. Condenada a 36 anos e 8 meses, ela não recebia visitas na cadeia havia oito anos.

Publicidade

Drauzio se levantou de seu lugar e foi dar um abraço em Suzy. A princípio, a imagem gerou comoção. Logo depois, porém, foi divulgado que Suzy havia abusado e matado uma criança de nove anos. O caso teve repercussão nacional e Globo e Drauzio Varella foram muito criticados.

O pai do menino morto por Suzy processou o médico e a Globo. Ele chegou a ganhar a ação de R$ 150 mil em primeira instância, mas as partes que perderam recorreram. Na segunda instância, 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo deu vitória para a Globo e para Drauzio Varella.

Publicidade

Justiça livra Globo e Drauzio Varella de pagar R$ 150 mil de indenização

O pai do menino morto por Suzy processou a Globo e Drauzio Varella e alegou danos morais e danos materiais. Na primeira instância, a Justiça concordou. Na segunda, o TJ-SP deu a causa como perdida para o autor da ação. O desembargador Rui Cascaldi entendeu que a Globo errou ao não mencionar os crimes de Suzy.

Publicidade

Apesar disso, ele entendeu que não caberia o pagamento de indenização ao pai do menino morto por Suzy. O desembargador disse entender a revolta do pai da criança, mas afirmou que a reportagem não pode ser direcionada “ao saber da sua vontade pessoal”. Este trecho foi divulgado pelo site Notícias da TV. Ainda cabe recurso no caso.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!