in

Esmeralda: resumo de 16 a 20 de maio

Esmeralda é uma jovem cega trocada ao nascer e que nem imagina estar muito próxima de sua família biológica.

SBT/Montagem por Nascimento

A novela Esmeralda volta a ser exibida pelo SBT nesta segunda-feira, 16, a partir das 13h, horário oficial de Brasília. Vale destacar que a trama com Bianca Castanho e Claudio Lins não será exibida para todo o Brasil, apenas para São Paulo e cidades que não possuem programação local no horário.

Publicidade

Veja agora o resumo da novela Esmeralda de 16 a 20 de maio.

Segunda-feira (16/05)

Rosário faz o parto de uma mulher muito pobre. O menino nasce saudável, mas a mulher não resiste. O médico não consegue chegar rápido  para o parto de Branca, devido a forte tempestade, e Rosário é chamada.

Publicidade

A criança nasce morta. Rosário conversa com Margarida sobre o outro parto que fez antes de ir para a fazenda. Margarida sugere que as duas troquem as crianças.

Publicidade

Rosário busca o menino e leva para a fazenda sem que Rodolfo veja. Margarida dá dinheiro para Rosário dar um enterro digno para a menina e a mãe do garoto, além de um par de brincos de esmeraldas de Branca.

Publicidade

Rosário retorna para seu humilde barraco e percebe que a menina está viva, apesar de muito fraca. Rosário pensa em levar a menina de volta, mas teme ser presa por participar da troca dos bebês. Margarida conta a verdade para a patroa, que fica devastada com a descoberta.

Rosário começa a desconfiar que a criança é cega e lhe dá o nome de Esmeralda, em referência a cor de seus olhos. Ocorre uma passagem no tempo. Fátima leva Graziela até a fazenda. Fátima tenta fazer com que Graziela se case com José Armando, o menino trocado na noite do parto, agora já um homem feito.

Rodolfo dá ordens ao capataz para vigiar e descobrir quem está roubando morangos na horta. Sabiá leva morangos para Esmeralda na beira do riacho. Malaver vai ao barraco de Rosário procurar Esmeralda. José Armando vê Esmeralda com os morangos na beira do riacho e pergunta se é ela que está roubando a fazenda.

Terça-feira (17/05)

José Armando e Esmeralda discutem. Esmeralda morde José Armando quando ele tenta a segurar. José Armando fala para os pais sobre Esmeralda. Esmeralda conta para Rosário sobre a discussão com José Armando.

Rosário teme que a troca seja descoberta agora que os dois se conheceram. Esmeralda chora e pergunta para Rosário porque ela é cega. José Armando e Adrian se desentendem. Dionísio intervém, mas Adrian fica revoltado com a forma como o filho do patrão o tratou.

Esmeralda visita Malaver. Margarida inventa para a patroa que Rosário já faleceu. Branca pergunta para o filho como anda sua relação com Graziela. Esmeralda vai ao cemitério. Esmeralda encontra Firmino e juntos eles colocam flores nos túmulos. José Armando pergunta se Adrian conhece a moça que ele encontrou perto do riacho. Adrian segue bravo e não responde nada.

Quarta-feira (18/05)

Adrian é grosso com José Armando e pede que não se aproxime dessa moça. Esmeralda volta a perguntar sobre seus pais e Rosário inventa uma história.

Branca quer saber onde sua filha foi enterrada. José Armando vê Sabiá tentando furtar comida na fazenda. O rapaz acaba arranjando amizade com o idoso e descobre que ele é amigo de Esmeralda. José Armando sai com o filho do capataz para cavalgar e encontra Esmeralda.

Esmeralda ouve o galope do cavalo e foge, mas acaba caindo. Adrian repreende José Armando e diz que Esmeralda é cega. Margarida tenta descobrir onde está o túmulo da filha de Branca. Firmino diz que nenhum bebê recém-nascido foi enterrado há vinte anos. Margarida teme que a menina esteja viva.

Quinta-feira (19/05)

Margarida lê os livros de registros e descobre que Firmino está falando a verdade. Esmeralda conta para Rosário que o filho dos donos da fazenda a perseguiu de cavalo. Rosário cogita contar a verdade para Branca. Rosário aparece a noite na fazenda, mas Branca se assusta ao vê-la e sai correndo.

Branca conta para Margarida e a mulher revela que Rosário não morreu. Rosário pede comida na fazenda e Margarida pergunta sobre o túmulo da criança. Rodolfo vê Rosário e a reconhece, apresentando-a para José Armando.

Rodolfo dá dinheiro para a parteira e a trata muito bem. José Armando conta para Graziela sobre Esmeralda. Fátima pensa que Esmeralda pode ser um risco ao casamento da filha e decide viajar com ela para a fazenda. Esmeralda vai à igreja. Quando está deixando o local um homem se aproxima da moça.

Sexta-feira (20/05)

É José Armando, que conversa com Esmeralda e eles acabam se dando bem. Graziela acha um exagero a atitude da mãe.

Esmeralda conta tudo para Rosário. A irmã de Adrian chama Esmeralda para uma festa. Graziela e Adrian se conhecem e não gostam um do outro. Esmeralda pede para tocar no rosto de Malaver, mas ele não permite.

Esmeralda decide colocar os brincos para ir à festa com Florzinha. Rosário impede que ela use os brincos de esmeralda que ganhou de Margarida no dia do parto de Branca. Graziela não suporta mais a festa e decide ir se deitar.

Esmeralda chega na festa em seguida. José Armando gosta de ver a moça na festa e a chama para dançar. Os dois vão até à fonte e José Armando tenta se aproximar para beijá-la.

Publicidade

Escrito por Nascimento

Redator de entretenimento e curiosidades